Quando foi que Pedro conheceu Jesus?

Perguntado por: nborges . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.

São Pedro

Humilde, pescador deixou sua mulher e família para seguir Jesus Cristo.

No primeiro encontro, Jesus Cristo o chamou de Kepha (pedra, em aramaico e Petros em grego), para expressar firmeza, pois seria escolhido o líder dos apóstolos. Nessa época de seu encontro com Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher.

14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. 15Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.

O Papa Francisco explicou, durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, os motivos pelos quais Jesus escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja, uma decisão que poderia parecer contraditória, levando em consideração que alguns dias antes da sua eleição o havia negado.

São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André, seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro a seu respeito. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha.

Depois da refeição, Jesus Se virou para Pedro e muito provavelmente apontando para os próprios peixes que Pedro tinha decidido pescar, perguntou a Seu apóstolo: “Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?” (João 21:15.)

Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava. Pedro estava lavando as redes com Tiago e João porque a pesca não tinha sido boa.

Colina do Vaticano, Vatican City, Vaticano

Significa pedra e indica uma pessoa simples mas que busca a realização intelectual e espiritual. Ele se destaca pela vida disciplinada e pela determinação com que luta pelos seus objetivos.

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.

João, o Evangelista

Identidade do Discípulo Amado
Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.

Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.

Quando e Onde Foi Escrito? É provável que Pedro tenha escrito a primeira epístola entre 62 e 64 d.C. Ele a escreveu na “Babilônia” (1 Pedro 5:13), provavelmente uma referência simbólica a Roma.

É o primeiro sermão de Pedro, no dia de Pentecostes, fundamentado no Antigo Testamento (nos Salmos e na profecia de Joel), mas ao mesmo tempo é um testemunho vivo e eloquente de quem conviveu com Jesus.

A Tradição dá a resposta”. A intenção é demonstrar o valor histórico e teológico em que a fé popular se alicerça, dando testemunho de sua convicção de que a Virgem Maria foi a primeira a ver o Ressuscitado.

A primeira foi para Maria Madalena, que chorava do lado de fora do sepulcro. Dois anjos apareceram e perguntaram-lhe: “Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.

A uma mulher, a Maria de Magdala, foi dada a honra de ser a primeira entre os mortais a ver uma Alma ressurreta, e essa Alma era o Senhor Jesus.

Quando Pedro negou o Senhor, a angústia, culpa e o remorso corroeram o coração dele; o olhar de Pedro encontrou o de Jesus e houve um grande impacto. Com o coração carcomido pela culpa ele encontrou o olhar do Senhor; e diz a Palavra que ele chorou abundantemente, arrependido.

Traços gerais da personalidade nome Pedro
Este nome revela uma personalidade firme, com os pés bem assentes na terra. Trabalhador incansável e afincado, o seu esforço nem sempre é justamente retribuído e apreciado. Precisa de se esforçar mais do que os outros para conseguir o merecido reconhecimento.