Quando foi inventado o colete à prova de balas?

Perguntado por: rcaldeira4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Pois bem, ela começou a ser desenvolvida na década de 1950, no período das guerras da Coreia e do Vietnã. Só que, naquela época, ela mais parecia uma armadura medieval, pois eram placas de aço costuradas em pano, muito pesadas e desconfortáveis.

Segundo a Portaria Normativa n. 14/2018, do Ministério da Defesa, o colete balístico deve ter validade de 5 anos.

Normalmente são feitos de Kevlar, uma fibra de aramida, material sintético semelhante ao náilon, leve e flexível mas cinco vezes mais resistente que o aço.

O prazo de validade dos coletes balísticos é de cinco anos.

Além disso, o peso dos coletes balísticos varia em torno de 1,6 kg a 2,6 kg os masculinos e 1,1 kg a 1,8 kg os femininos, o que dependendo da condição física do policial pode ser um fator limitante para o bom desempenho de suas atividades, e assim colaborar para o aparecimento de sinais de cansaço, dores nos membros ...

Segundo disposição do decreto 3.665 /2000 que regulamenta a Lei 10.826 /03, colete é instrumento de proteção balística e a sua posse/porte não pode ser considerada conduta típica, posto que referido objeto não se enquadra na categoria acessório de arma de fogo.

NIJ Standard-0101.06

A mais utilizada atualmente é a NIJ Standard-0101.06 que fornece uma visão geral do equipamento. A NIJ informa os programas de testes de conformidade que devem ser seguidos para garantir a eficácia dos coletes à prova de bala vendidos de acordo com a lei.

em 1909

O vidro à prova de bala é um aperfeiçoamento do vidro laminado, criado em 1909 pelo químico francês ÉdouardBénédictus.

Nível I: É o mais básico dos coletes balísticos. Suporta projéteis com velocidades entre 259 a 320 metros por segundo, resiste então a armas com calibres 22 a 38; Nível II- A: Suporta velocidade entre 332 a 381 metros por segundo.

Qualquer cidadão pode adquirir um colete ou jaqueta à prova de balas, desde que não possua antecedentes criminais e atenda a outros requisitos da lei. Para tal, é necessário adquirir um certificado de registro (CR) ou uma autorização do órgão de fiscalização responsável para comprar seu colete.

O colete é fruto de um combate entre França e Inglaterra, lá no século XVII. Isso porque Charles II, o Rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda na época, decidiu pôr um ponto final na possível extravagância na maneira de se vestir trazida pelos franceses aos nobres da corte inglesa.

vaga de meprego testador de colete a prova de bala salario 9,000 mil reais por mês | By Chapeleiro Sincero | Facebook.

O Exército Brasileiro autoriza a fabricação e comercialização deste colete com até dezoito camadas de KEVLAR NFT 120 g/m², onze camadas KEVLAR NFT 200 g/m², uma camada ARAMIDA, uma camada de KEVLAR NFT 200 g/m² e uma camada KEVLAR AS2 390 g/m².

Normalmente são feitos de Kevlar, uma fibra de aramida, material sintético semelhante ao náilon, leve e flexível mas cinco vezes mais resistente que o aço.

Informação adicional

Peso2160 g
Dimensões60 x 60 x 3 cm
TamanhosP, M, G, GG, EXG

No escopo do Programa COBRA (Combatente Brasileiro), o Exército Brasileiro tem adquirido coletes balísticos do tipo “Plate Carrier”, o qual possui uma placa de kevlar (fibra leve, resistente a calor, sintética, que oferece alta resistência à tração) a frente, à retaguarda e nas laterais do combatente.

O colete balístico possui prazo de validade, e portanto, conclui-se que passado este prazo, a proteção restará comprometida. E se não está mais adequado para o uso, deve ser descartado.

Coletes Balísticos (IIA, II e IIIA):
Eles devem estar ajustados para ficar no máximo a um dedo da forquilha do esterno (parte superior do osso no centro do tórax).

Continuar lendo Quem deve usar colete?