Quando foi criado o zigurate?

Perguntado por: adantas2 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 11 votos

Foi construído para o deus da lua “Nanna”, o padroeiro da cidade-estado de Ur, por volta de 2100 a.C. pelo rei sumério Ur-Nammu.

Zigurate foi uma construção religiosa criada pelos sumérios, na Mesopotâmia na forma de pirâmide escalonada.

O zigurate era parte de um complexo de templos que servia como centro administrativo da cidade, e era um santuário do deus lunar Sin, padroeiro de Ur. A construção do zigurate foi concluída no século XXI a.C., pelo rei Sulgi, que havia se proclamado um deus, visando estabelecer seu controle sobre as cidades da região.

Sua função religiosa era muito importante, pois os antigos mesopotâmicos acreditavam que os zigurates serviam de morada para os deuses. Através destas construções, acreditavam que os deuses estariam mais perto da sociedade. Logo, somente os sacerdotes poderiam acessar as partes internas do zigurate.

O zigurate mais famoso de todos é o de Etemenanki, popularmente identificado como a Torre de Babel, que vem descrito no Antigo Testamento da Bíblia.

Localizada no interior de Mato Grosso do Sul, no paralelo de 19 graus de latitude, a Cidade Zigurats encanta a todos com sua arquitetura, urbanismo e tecnologia. Diversas pessoas do Brasil e do mundo já passaram pela região para conhecer a famosa cidade com casas redondas e monumentos escalonados.

Nabucodonosor

Uma pedra fundamental com inscrições foi encontrada no local, que detalha o plano de Nabucodonosor de construir o zigurate em Borsipa seguindo o mesmo modelo do da Babilônia, do qual restam apenas os alicerces. Nabucodonosor declarou que a torre de Nabu "alcançaria os céus", de acordo com outra inscrição.

Inanna-Ishtar

Inanna-Ishtar foi a deusa mais importante na história das culturas mesopotâmicas. Foi capaz de metamorfosear-se, de tomar poderes e símbolos para si e tramar estratégias para sobreviver em um universo patriarcal.

O pensamento religioso dos povos mesopotâmicos tinha traço dualista, admitindo a existência de deuses inclinados para o bem e para o mal. Dessa maneira, a magia, a adivinhação e a astrologia eram utilizadas como meios de interação e conhecimento dos desígnios desse complexo conjunto de divindades.

A Mesopotâmia foi uma região localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, corresponde aos territórios do Iraque, Irã e Jordânia, no Oriente Médio. O termo mesopotâmia tem origem grega e significa “terra entre rios”, uma referência à sua localização geográfica.

Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.

Nammu (ou Abzug), o Mar, era a deusa primordial, mãe de todos os deuses e deusas. Poderosa e afetuosa, era a ela que recorriam os homens quando necessitavam de exorcizar algum espírito maligno. É a mãe das fontes da vida, a deusa que nutre e preserva. Nammu gerou An, o Céu; e Ki, a Terra.

A palavra mesopotâmia é de origem grega e significa "terra entre rios". Essa região, localiza- se entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque.

eram templos, criados pelo povos mesopotâmicos e que também tinham função de estudo astronômico. são edifícios criados pelos sumérios e que, apesar da forma distinta, tinham as mesmas funções que as pirâmides egípcias.