Quando foi a última vez que a Arca da Aliança foi vista?

Perguntado por: lmachado2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Porém, nessa terceira invasão no ano 586 a.C a Arca da Aliança foi escondida em uma caverna próxima à Jerusalém e desde aquele dia, a Arca da Aliança nunca mais foi vista.

Arqueólogos acreditam ter encontrado vestígio da Arca da Aliança em templo israelita. Mesmo sete anos depois do início das escavações, o sítio arqueológico nos arredores de Beit Shemesh, 20 km a oeste de Jerusalém, continua trazendo surpresas.

Em julho de 1981, os moradores de Israel foram surpreendidos com uma notícia extraordinária. Moti Éden, um repórter da Rádio Israelense, anunciava em seu programa noturno que dois rabinos haviam encontrado a arca da aliança e que, ele mesmo, era uma testemunha ocular do ocorrido.

Eliúde e todos que olharam a Arca da Aliança são encontrados mortos | Reis - RecordTV - R7 Reis.

Ou seja, a trajetória e o final de Eliúde é uma representação do que é descrito no livro de Samuel. “Setenta homens de Bete-Semes olharam para dentro da Arca da Aliança, por isso Deus os matou”, destaca o Livro Sagrado.

Moisés

Sua construção é orientada por Moisés, que por sua vez recebera instruções divinas quanto à forma e tamanho do objeto. Na Arca estavam guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná.

Dentro da Arca da Aliança havia as tábuas da Lei, um vaso com o maná do deserto e a vara de Arão que floresceu (Êxodo 25:16,21; Números 17:1-10; Deuteronômio 10:1-5). A Arca da Aliança ficava dentro do Santo dos Santos no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo em Jerusalém.

A arca, que pesa 2500 toneladas e suporta até 5 mil pessoas, custou R$ 5,7 milhões para ser construída.

São os dois querubins -- criaturas que, na tradição posterior, são retratados como anjos, mas que na verdade lembram mais esfinges, com corpo de leão ou touro, asas de águia e cabeça humana, como se pode ver na fotografia abaixo.

Em 2003, o Serviço Geológico declarou oficialmente que a tábua era genuína. O artefato foi então oferecido à venda ao Museu de Israel, que abriga boa parte dos tesouros do país.

1 Samuel 7
2 A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o Senhor com súplicas.

Êxodo 6:23). A Arca do Senhor ficou na casa de Abinadabe por mais de vinte anos, até que o rei Davi se propôs a levar a Arca para Jerusalém (1 Samuel 7:1,2; cf. 2 Samuel 6:1-19). Mas sua primeira tentativa de transportar a Arca foi um desastre, e, inclusive, acabou resultando na morte Uzá, um dos filhos de Abinadabe.

Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre. Então Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela.

Para seu transporte, necessário para um povo ainda nômade (nómada), foram colocadas quatro argolas de ouro nas laterais, onde foram transpassados varas de acácia recobertas de ouro. Assim, o objeto podia ser carregado pelo meio do povo.

19 E aferiu o Senhor os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor, até matar do povo cinquenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande matança entre o povo.

O texto bíblico informa claramente que Uzá morreu, porque basicamente o Senhor considerou sua atitude uma irreverência (2 Samuel 6:7).

Davi e o povo foram até a cidade de Baalá, isto é, Quiriate-Jearim, no território da tribo de Judá, para tirar dali a arca da aliança de Deus, a qual tem o nome do SENHOR, que se assenta no seu trono, acima dos querubins. Colocaram a arca num carro de bois, novo, e a levaram embora da casa de Abinadabe.

Davi, então, ficou com medo de Deus, e não trouxe a arca para a cidade de Davi, mas deixou-a na casa de Obede-Edom, onde ficou por três meses, trazendo bênção para ele e sua casa.

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).

A Arca tinha duas varas de madeira de acácia revestidas de ouro que eram inseridas em anéis de ouro nas laterais da Arca. (Êxodo 25:12-15) Apenas os sacerdotes levitas, descendentes de Arão, tinham permissão para tocar na Arca e transportá-la usando essas varas.