Quando foi a morte de Luiz Gonzaga?

Perguntado por: oguterres8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

No dia 2 de agosto de 1989, Luiz Gonzaga morreu, aos 76 anos, de câncer de próstata. Música de hoje: Vida de Viajante (05'39")

Hospital Geral de Recife

Luiz Gonzaga morreu no Hospital Geral de Recife, em 13 de setembro de 1967, em decorrência de ação perpetrada por agentes do Estado.

Se vivo estivesse, Gonzaga completaria nesta terça-feira (13) 110 anos.

HERANÇA CULTURAL
O mais legítimo representante da arte de Luiz Gonzaga é o neto de Januário e sobrinho de Gonzagão, João Januário Maciel, conhecido por Joquinha Gonzaga que, apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, assimilou a cultura nordestina. Herdou do tio, Gonzagão, a mesma "puxada" de sanfona.

Teve diversos amores o mais conhecido foi com a corista carioca Odaléia Guedes, em meados do ano de 1945, tendo-a conhecida já grávida, assumindo e registrando como seu filho Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior – Gonzaguinha.

4 de agosto de 1989

21 DE JUNHO

21 DE JUNHO - DIA DE SÃO LUIZ GONZAGA, PADROEIRO DE IRAUÇUBA
Seu pai queria que o filho seguisse a carreira militar, mas o seu amor pela palavra de Deus fez com que abdicasse da nobreza e se dedicasse exclusivamente à religião. São Luís Gonzaga é padroeiro da juventude cristã e protetor dos jovens estudantes.

São José

Seminaristas celebram o padroeiro do Seminário Arquidiocesano de São José No dia 19 de março, o Seminário Arquidiocesano de São José, que há 282 anos forma sacerdotes para a Santa Igreja, celebrou solenemente o seu padroeiro, São José, esposo da Virgem Maria.

Protegido da Santa Luzia, ficou cego de apenas de um olho, quando sofreu um grave acidente de carro, em dezembro de 1961, enquanto viajava, com seu filho, Gonzaguinha, da cidade do Rio de Janeiro ao município fluminense de Miguel Pereira, onde ficou um mês hospitalizado.

45 anos (1945–1991)

completa 65 anos nesta quart...

Para celebrar o Dia Nacional do Forró, comemorado em 13 de dezembro, a Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) promove, pelo segundo ano consecutivo, um evento com muita música e dança que acontece na data, das 18h às 00h, no Píer Comodoro Magalhães.

  • Gonzaguinha
  • Rosa Gonzaga

Foi criado pelo padrinho Henrique Xavier e pela madrinha Dina. Gonzaguinha aprendeu cedo a fazer música no convívio com Pafúncio, membro da ala de compositores da Unidos de São Carlos.

Antes dos dezoito anos, Luiz teve sua primeira paixão: Nazarena, uma moça da região. Foi rejeitado pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, que não o queria para genro e o ameaçou de morte.

Padroeiro de nosso Colégio, São Luís Gonzaga é exemplo de doação e entrega ao próximo e, até hoje, sua história inspira jovens e adultos ao redor do mundo.

Quem foi Luiz Gonzaga? Luiz Gonzaga do Nascimento foi um cantor, compositor e músico brasileiro. Por ter sido responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, ficou conhecido como o Rei do Baião. Ele cantava acompanhado da sua inseparável sanfona e levou o baião, o xaxado, o xote e o forró para todo o País.

Gaúcha deu vida à Nazinha, primeiro amor do Rei do Baião
Quando adolescente, Luiz Gonzaga viveu um amor proibido com Nazarena, filha do coronel Raimundo Deolindo. O pai da menina era contra o romance e, ao ameaçar Gonzaga de morte, colocou fim na relação dos dois e fez o Rei do Baião abandonar sua cidade natal.