Quando fazer ordenha manual?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

As indicações mais frequentes de ordenha ou extração manual são: Aliviar o ingurgitamento mamário (mama empedrada). Aliviar a tensão da região mamilo areolar, visando uma pega correta. Manter a lactação em casos de doença ou impedimento da mãe ou do bebê.

Ordenha manual
Quando o fluxo de leite diminuir, a mãe deve avançar os dedos ao redor da aréola para outra área e repetir o processo. Quando o fluxo parar, ela pode passar para a outra mama, caso deseje retirar leite de ambas. Ela também pode mudar de uma mama para outra algumas vezes.

Concentre-se no número total de bombeamentos por dia (8-10 vezes por 24 horas) em vez do tempo entre as bombeamentos (a cada 2-3 horas). Não deixe passar mais de um período de cinco horas sem bombear durante as primeiras duas semanas de vida do seu bebê.

Além de tentar posições diferentes,uma dica é estimular e ordenhar um pouco antes de oferecer o seio.

A mamadeira pode ser utilizada para dar leite animal ou leite materno. Tenha cuidado: ao alternar entre amamentar e dar a mamadeira ao seu bebê, você vai ter de utilizar duas técnicas diferentes de deglutição.

Em média, uma pessoa consegue ordenhar 15 vacas/hora. Se considerarmos a média produtiva da vaca de 10 litros, em uma ordenha de 3 horas, um ordenhador retira 450 litros de 45 vacas. Esse sistema é utilizado em produções de menor escala.

Você pode armazenar o leite materno em um vidro limpo ou garrafas de plástico – pode ser útil armazenar o leite materno em pequenas quantidades. Você deve também escrever a data em que o leite foi bombeado no recipiente. Dessa forma, poderá usar o mais antigo primeiro.

O objetivo ao combinar amamentação com ordenha é de ordenhar por 10 a 15 minutos após você amamentar seu bebê, em uma média de 3 vezes por dia.

Ademais, o mau uso não causa somente a diminuição da produtividade, como também resulta em uma perda na qualidade do leite obtido na ordenha. Outros resultados negativos também podem ocorrer, como a mamite, que é uma doença nas mamas da vaca, além de maior custo na produção de leite.

Na ordenha manual, o leite é retirado pelas mãos do ordenhador em um balde. A realização desse processo necessita de instrumentos simples como: balde, o coador/filtro, tanque de refrigeração ou latão, a peia (para conter as pernas das vacas) e o banquinho para o ordenhador sentar e iniciar o procedimento.

Retire o leite. Pode ser feito manualmente ou com uma bomba. Na primeira opção, basta apertar de forma suave a mama com as pontas dos dedos indicador, médio e polegar, e aguardar o líquido sair — com o recipiente já posicionado na área.

As mulheres que optam pela amamentação exclusiva produzem cerca de 750-800 ml de leite por dia após 2 a 4 semanas do parto. Posteriormente, a produção diária de leite pode variar entre 450 a 1.200 ml. Na primeira semana logo após o parto, as mães costumam amamentar os bebês 8 a 12 vezes em 24h.

E não esqueça de algo que precisa ser respeitado: o intervalo entre as ordenhas, que deve acontecer a cada 12 horas.

É preciso desinfetar as peças do extrator pelo menos uma vez por dia, depois de lavá-las.

Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

Os bebês são todos diferentes. Pesquisas mostram que, em bebês de um a seis meses, um pode ingerir apenas 50 ml durante uma sessão, enquanto outro pode chegar a 230 ml. Comece preparando uma mamadeira com cerca de 60 ml e veja se o bebê precisa de maior ou menor quantidade.