Quando fazer o replantio da rosa do deserto?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

O período indicado para fazer o replantio da rosa do deserto é a época de maior atividade vegetativa desta planta, que vai de setembro a março. Esse momento é indicado por favorecer o surgimento de novas raízes capilares rapidamente.

Você pode transplantar uma roseira para um novo lugar sem problemas — basta tirá-la com cuidado da terra e passá-la para outro canteiro sem ervas daninhas. Para propagar roseiras, use o método de estaquia. Corte um pedaço da planta-mãe e espere a raiz se desenvolver.

A planta precisa ficar num local onde bata sol por pelo menos 4 horas, caso contrário, não floresce. O vaso deve ser preparado com substrato muito arejado, já que o excesso de água nas raízes é o principal fator de morte da planta.

Com um caudex bem trabalhado, engrossado e aparente, você estará agregando um valor ornamental à sua planta. Um belo caudex, aliado a lindas flores, formam um conjunto muito atraente nas rosas-do-deserto.

No verão, o ideal é regar uma vez por semana e, no inverno, a cada 15 dias”. O que ela precisa em abundância, na verdade, é exposição ao sol.

Quanto ao preparo do substrato para rosa do deserto, a areia grossa é indispensável em qualquer que seja o mix, totalizando 40% da mistura. Os outros 40% do substrato podem ser de húmus de minhoca, terra vermelha, terra vegetal ou substrato Carolina; os 20% restantes são de carvão.

Entrementes, a poda em associação com o replantio será benéfica para a resposta da planta, uma vez que a rosa do deserto que está vulnerável terá maior economia de energia para enraizar facilmente no novo substrato.

Lua para Podar Rosa do Deserto:
A lua possuem 4 fases principais são elas: nova, minguante, crescente e cheia. Sendo que cada uma das fazes é boa para determinada atividade em nossas rosas do deserto. No entanto a melhor para fazer a poda da rosa do deserto é a lua Crescente.

A poda da rosa do deserto pode ser feita uma vez por ano. A época mais indicada é setembro a março, pois é o período mais ativo da planta. Lembre-se que esta etapa é tão importante para boa formação e abundância de flores quanto o replantio.

Bastante água, ambiente com baixa umidade e muita luz do sol é o que você precisa para cuidar da rosa do deserto. Assim como substrato e vasos e cachepots adequados para o desenvolvimento da planta. Sem dúvidas, o vaso ideal para a rosa do deserto é o com borda baixa.

Dica muito importante: à medida que você for fazendo as trocas do vaso e substrato você tem que deixar o caudex um pouco erguido, nunca deixe abaixo da terra, o mesmo irá apodrecer, e é uma das formas também de engrossar ele.

Como a rosa do deserto é uma planta de clima semiárido e está acostumada com bastante calor, o substrato ideal para plantar as sementes de rosa do deserto deve conter uma mistura de terra, areia grossa e húmus de minhoca.

Ela adora sol e pode ser mantida sob seu calor. Porém também aceita a meia sombra. No entanto, sua florada só acontece quando ela recebe sol.

"Nossa família cultivava a orquídea, mas percebemos que a rosa do deserto é mais fácil de cuidar por ser mais rústica e floresce de sete a oito vezes por ano, diferentemente da orquídea que demora mais tempo para florir", diz Natália Lin.

Rosas do deserto são plantas que entram em dormência nos meses de outono e inverno, e por isso você deve aproveitar os meses principalmente de primavera para adubar sua planta.

Excesso de água
Se não deixarmos o substrato secar entre as regas, nossas rosas-do-deserto não florescem, e tem apenas o crescimento de folhas estimulado.

Elas devem tomar pelo menos seis horas de sol por dia, caso contrário não florecem ou florecem pouco. Na falta de sol, também podem acontecer duas coisas: estiolamento (crescimento débil em comprimento) ou uma tendência em procurar luz, fazendo com que a planta fique torta para um só lado.