Quando fazer festa junina?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

12 de junho

Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.

O ciclo das festas juninas começa meados do mês de junho, quando se festejam quatro santos muito conhecidos no Brasil: Santo Antônio, no dia 13; São João, 24; e São Pedro e São Paulo, no dia 29 de junho. Nos países europeus católicos, a festa era inicialmente chamada de "joanina" (em homenagem a São João).

As comemorações de São João do mês de junho podem até está acabando, mas você tem todo o mês de julho para aproveitar ainda mais esse festa incrível. Confira a seguir algumas dicas para organizar uma festa julina e ter uma linda comemoração de São João no mês de julho.

Segundo a bíblia, São João era João Batista, um dos 13 apóstolos de Jesus Cristo e o homem que o batizou. Jesus e João teriam sido parentes, já que suas mães, Maria (mãe de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas.

Festa Julina é uma expressão que faz referência às tradicionais festas juninas, mas quando estas são realizadas durante o mês de julho.

Fogueiras são acesas para Santo Antônio, em 13 de junho, geralmente, por moças solteiras que buscam por um casamento. Mas, sem dúvida, a fogueira mais difundida popularmente é a oferecida a São João, dia 23 de junho e, por fim, para São Pedro, a grosso modo, acendida por viúvos, em 29 de junho”, detalha.

dia 23 de junho

A fogueira de São João, um dos principais símbolos da festa junina, é acesa na noite do dia 23 de junho e preparada para queimar durante vários dias de festa.

Mas afinal, o que tem na festa junina tradicional? Comidas e bebidas típicas, correio elegante, fogueira, pau-de-sebo, cadeia, quadrilha com o famoso casamento, vestimentas caipiras, músicas e decoração com bandeirinhas, são elementos que fazem dessa festa um momento tão marcante e alegre.

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festas juninas e julinas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval.

Nesses rituais, as pessoas ofereciam comida, acendiam fogueiras e dançavam para espantar os maus espíritos. A Igreja Católica preferiu criar uma festa própria e o motivo era homenagear o apóstolo João, que aniversariava em 24 de junho, chamando-a de Festa Joanina.

Festa Junina é a que acontece no mês de junho, sendo a mais comum justamente por causa das datas que homenageiam os três santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A Festa Julina é a que acontece no mês de julho, o que só comprova que o brasileiro é mesmo apaixonado por um arraiá.

Origem das festas juninas
Os historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão.

Campina Grande: o berço do maior São João do mundo
É ali que a população abraça as tradições juninas como em nenhum outro lugar. Durante todo o mês de junho, a cidade se transforma em um verdadeiro arraiá, com uma programação completa, recheada de atrações, e com toda região respirando o clima da Festa de São João.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.