Quando fazer compressa fria ou quente?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

A compressa quente faz os vasos sanguíneos dilatarem, aumentando o fluxo de sangue na região tratada, o que ajuda a conter o processo inflamatório.

Para preparar uma compressa fria em casa, coloque gelo em um saco, envolto em uma toalha ou pano, e aplique na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Já para a compressa quente, coloque água morna em um saco especial, enrolado em uma fralda de pano ou outro tecido fino para não queimar a pele.

A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

As bolsas de água quente promovem a circulação sanguínea, aumenta a mobilidade e proporcionam relaxamento. Não deve ser utilizada quando o paciente está com febre pois aumenta a temperatura corporal.

“Essas dores são causadas por microlesões fisiológicas nas fibras musculares, necessárias para a evolução muscular. O gelo é indicado para o processo de recuperação desse processo, sim. Ele auxilia na efetividade dessa recuperação”, complementa.

* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega. Compressa quente de SAL GROSSO é uma ótima aliada contra as dores musculares resultados, o sal quando aquecido tem uma função vasodilatadora no local aplicado, movimenta as móleculas, as células e o sangue.

Temperaturas mais altas também podem ser boas para a circulação, mas de forma diferente da água gelada. Quando expostos ao calor, os vasos sanguíneos se alargam, o que promove um aumento do fluxo sanguíneo.

Compressa gelada
indicada para lesões agudas (<48hs) como distensões musculares ou trauma. E pra lesões crônicas como artrite, tendinite e gota quando estão nos picos de inflamação com dor, inchaço e calor local.

Diminui a aparência de poros abertos
Dessa forma, para evitar que seus poros dilatem durante o dia e fiquem bem fechadinhos, é só fazer uma compressa ou máscara com soro gelado em toda a face.

A compressa morna pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 10-15 minutos cada vez. Ela sempre deve estar enrolada em uma fralda de pano ou em um tecido fino, para evitar queimaduras.

A compressa quente é ideal para realizar o relaxamento muscular e articular. Pode ser usada nos casos de contraturas nas costas, dores crônicas nas articulações e em qualquer região que o paciente se sinta bem com o calor, pois além do relaxamento, promove também a diminuição da dor.

As compressas quentes são comumente usadas para alívio da dor, uma vez que aumentam a circulação sanguínea, relaxando a região lesionada. Já as compressas frias são indicadas para diminuir o inchaço e colaborando para diminuição da inflamação no local.

É a terapia chamada contraste em que usa a aplicação alternada de compressas frias e quentes para contrair e dilatar seguidamente os vasos sanguíneos, aumentando a circulação no local afetado. A técnica é indicada para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.

Os anti-inflamatórios não-esteroides em geral são mais usados para tratar problemas mais simples, como artrite reumatoide, artrose, gota, bursite, cólicas menstruais, traumas e contusões. Entre os princípios ativos mais conhecidos estão o ácido acetilsalicílico, a dipirona sódica e o ibuprofeno.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

A inflamação aguda é de curta duração, de alguns minutos ou horas ou um a dois dias, dependendo do estímulo causal, e suas principais características são a exsudação de fluidos e proteínas do plasma e emigração de leucócitos, predominantemente neutrófilos.

Os componentes ativos de Hirudoid reduzem a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes, manchas roxas decorrentes de contusões, cirurgias ou em outras situações semelhantes. A pomada também alivia a sensação de peso nas pernas causada por inchaço.