Quando fazer adubação de correção?

Perguntado por: rbeiramar9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A adubação de correção deve ser feita ao menos a cada três anos, quando uma nova análise vai demonstrar se há necessidade de uma nova correção com quantida- des menores de fertilizantes.

Para esse tipo de Page 12 12 Adubação e Correção do Solo: Procedimentos a Serem Adotados em Função dos Resultados da Análise do Solo Trata-se de uma maneira prática e rápida, de baixo custo e eficiente de distribuir os nutrientes necessários ao solo para nutrir as plantas cultivadas (MALAVOLTA, 1989).

Contém todos os nutrientes necessários para a fase de manutenção, garantindo fortalecimento da planta na pré-florada, cores mais vivas nas folhas e maior desenvolvimento das raízes.

Sendo assim, quando a cultura apresenta deficiência no crescimento e evolução da produção, pode ser sinal da carência de nutrientes, ou seja, há a necessidade de realizar o processo de adubação.

2) Em solos pobres, também é possível alternar o plantio de um determinado produto com o cultivo de plantas leguminosas, chamadas de “adubos verdes”, como o tremoço, o feijão-de-corda, a leucena e outras. Além de aumentar o nível de nitrogênio no solo, a adubação verde potencializa a produção de húmus.

Três melhores estratégias de correção do solo para otimizar a adubação potássica

  • 1.1 1) Promover o aumento da atividade microbiana do solo.
  • 1.2 2) Ajustar o pH do solo através da calagem.
  • 1.3 3) Neutralizar elementos tóxicos que inibem a absorção de potássio pelas plantas com a aplicação de gesso.

NC = 0,7 x T – SB
Independente do método utilizado para estimar a NC, o resultado obtido refere-se à quantidade de materiais corretivos, carbonato de cálcio (CaCO3) ou calcário com poder relativo de neutralização (PRNT) de 100%, a serem incorporados por hectare de solo, na camada de 0 a 20 cm de profundidade.

Maiores dosagens de fertilizantes se tornam um limitante para o desenvolvimento da cultura. Em outras palavras, doses elevadas podem causar toxidez nas plantas. O excesso de determinado nutriente também pode levar à não absorção dos demais, causando sintomas de deficiência.

Como fazer adubação corretamente na lavoura? Confira 7 dicas!

  1. Conheça os diferentes tipos de adubos. ...
  2. Prepare o solo. ...
  3. Analise o nível de fertilidade do solo. ...
  4. Faça o manejo correto dos nutrientes. ...
  5. Considere o sistema de produção. ...
  6. Use a quantidade certa de produtos. ...
  7. Observe as soluções da agricultura de precisão.

Como regular plantadeira de trigo: adubo

  1. Calcular o comprimento de sulco por hectare. Metros/ha = 10 000 m²/ha. espaçamento (m) ...
  2. Calcular o peso de adubo desejado por metro de sulco. Se for recomendado 250 kg/ ha, dividi-se pelo comprimento de sulco por hectare: 250 000 g/58.823,5 m = 4,25 g/m.
  3. Coletar o adubo.

A correção do solo é uma técnica que visa aumentar a fertilidade do solo, através da aplicação de corretivos ao solo para o desenvolvimento saudável das plantas. Além disso, permite diminuir a presença de pragas e doenças, aumentando a produtividade da lavoura.

Se o solo for pobre em nutrientes, então será necessário a utilização de fertilizantes para o seu fortalecimento. Assim, será possível ter uma produção mais efetiva e saudável. Quando o solo está bem manejado, geralmente máquinas pesadas não circulam pela lavoura se estiver úmido, pois fica tende a ficar mais denso.

Há três tipos principais de adubação que podem ser aplicados nas lavouras:

  • orgânica;
  • mineral;
  • organomineral.

NPK 18-18-18
Auxilia a manutenção de nutrientes, fazendo com que a planta se desenvolva corretamente, raízes, caules e folhas. Solúvel em água, este produto facilita a adubação.

NPK 20-20-20: sua alta concentração é indicada para plantas de grande porte; NPK 20-10-10 ou 20-05-20: usada para adubar gramados; NPK 25-25-25: é uma formulação voltada para espécies hidropônicas.

O adubo 20-05-20 serve para aumentar a quantidade e a qualidade de flores geradas pelas plantas, o que, por sua vez, irá também aumentar a quantidade de frutas e frutos.

Para manter o estoque de nutrientes sempre alto, devemos realizar a adubação pelo menos uma vez por mês, preferencialmente depois que as plantas já forem adultas. Assim como as pessoas, as plantas também têm sistema imunológico. Sempre que elas estão bem nutridas e saudáveis, a imunidade aumenta e a resistência também.

Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.