Quando fazemos um boletim de ocorrência ele vale por quanto tempo?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

É necessário fazer o Boletim de Ocorrência no mesmo dia? Não necessariamente, mas é o ideal. Mas o prazo máximo para fazer o boletim de ocorrência é de até 6 meses (180 dias) após a data do acidente.

não garante a apuração da prática criminosa pela autoridade policial, demonstrando somente a boa fé de quem o lavrou e a possibilidade de providencias futuras; Em geral, o boletim de ocorrência retrata apenas a versão da pessoa que solicitou sua lavratura, podendo inclusive ser feito pela internet.

É possível cancelar um Boletim de Ocorrência já emitido? Não. O Boletim de Ocorrência registrado não pode ser cancelado.

Uma vez aprovado, o boletim será encaminhado ao Distrito Policial da área onde ocorreu o crime, que o investigará. Nos casos de roubo, a vítima será orientada a comparecer à unidade policial indicada no prazo de cinco dias úteis após a aprovação do boletim.

  1. Acesse www.ssp.sp.gov.br/bo e selecione Delegacia Eletrônica.
  2. Selecione a ocorrência.
  3. Preencha os formulários.
  4. Cadastre um e-mail e receba o link e senha para imprimir o seu Boletim de Ocorrência.
  5. Acompanhe online o andamento da solicitação.

Dessa forma, procure pela aba Atestado de Antecedentes Criminais, no site da Polícia Civil do estado que você deseja ou no site da Polícia Federal e apenas com o número do RG, nome completo e data de nascimento, você consegue emitir um Atestado de Antecedentes.

Nesse caso, basta pesquisar no site do tribunal correspondente de seu estado e região, digitar os dados necessários pedidos pelos diferentes sistemas de busca e, rapidamente, são encontrados o processo e seu andamento.

Não há cancelamento de Boletim Eletrônico de Ocorrência já avaliado e autorizado. Caso o RG furtado/extraviado seja original e tenha sido emitido pelo Estado de São Paulo, deverá ser inutilizado e providenciada nova via, ainda que tenha sido localizado posteriormente, pois o bloqueio do mesmo é irreversível.

De acordo com o major Sérgio Ferreira, gerente de Tecnologia da Informação (GIC) da Sesp, o Boletim de Ocorrência online é avaliado e liberado para o usuário em até 48 horas.

Ollizes / Advogado há 15 anos
O Boletim de ocorrencia, é um documento público ao qual qualquer cidadão tem acesso... basta comparecer a delegacia ou quartel (no caso de registro pela PM) e solicitar cópia.

Uma vez notificada, na Delegacia, neste ambiente não há mais como retirar. O Delegado não pode decidir nada sobre isso. A retratação só é possível diante de um juiz, em audiência específica para tal esse fim. Mas tem mais, a retratação não pode ser realizada para qualquer tipo de "queixa".

Como registrar boletim de ocorrência online
Acesse o site da Delegacia Virtual em qualquer dispositivo; Selecione “Comunicar ocorrência”; Escolha uma das ocorrências disponíveis; Comece a triagem do boletim.

Após a elaboração do Boletim de Ocorrência, é exigido um prazo para validação. - selecionar a parte “BOLETIM DE OCORRÊNCIA ELETRÔNICO”; - inserir o número de seu TOKEN que possui 17 caracteres, sendo as letras BO sequindo uma sequência de quinze números.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA ELETRÔNICO
Após o término do registro do BOe, o Policial Militar fornece ao solicitante o número do protocolo de registro, o Token. Este número deve ser inserido para obter a cópia do registro de sua Ocorrência.

A Certidão de Antecedentes Criminais informa a existência de registros criminais em nome de uma determinada pessoa nos sistemas informatizados da Polícia Federal. A certidão é emitida gratuitamente, pela Internet e vale por 90 dias.

O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

Caso se dê uma ausência injustificada, a autoridade policial poderá requerer ao magistrado competente a prisão preventiva do investigado. Já no caso de testemunhas, o comparecimento injustificado poderá ensejar a condução coercitiva.

Se você for vítima desse crime, existem duas opções de procedimentos:

  1. Fazer um boletim de ocorrência online — busque "Delegacia Virtual" e o nome do estado onde você mora;
  2. Ou, se quiser realizar os trâmites presencialmente, procurar a delegacia mais próxima — algumas delas são especializadas em crimes virtuais.

É possível fazer um BO online em casos de perda, furto ou roubo de documentos, objetos e veículos, injúria, calúnia ou difamação, acidentes de trânsito sem vítimas, desaparecimento e localização de pessoas e maus tratos contra animais.