Quando faz frio em Cuiabá 2022?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

O período entre 16 e 22 de maio de 2022 será marcado por intenso resfriamento sobre muitas áreas do país, e Mato Grosso está incluso. Uma nova massa de ar frio de origem polar se espalha sobre a região causando uma forte queda da temperatura.

A média de temperaturas máximas é em torno de 25ºC no período que vai de outubro a março. O mês mais frio é junho, apresentando valores médios próximos a 19ºC.

Portanto, ainda tem inverno pela frente com dias de frio. O que se torna menos provável gradualmente é que se registrem episódios de frio tão intenso e tão abrangente quanto o de maio e o dos últimos dias. No começo da próxima semana, por exemplo, há expectativa de uma nova massa de ar frio que vai atingir o Brasil.

Inverno. O inverno começa em 20 ou 21 de junho e acaba em 22 ou 23 de setembro. Esta estação, que vem depois do outono e antes da primavera, é a mais fria do ano, além de que os períodos de sol mais curtos e as noites mais longas. Veja mais sobre Início do Inverno.

A previsão indica que essas massas de ar frio ainda ocorram no mês de novembro, até pelo menos a primeira quinzena de dezembro. Isso não deve produzir temperaturas muito baixas, mas vai deixar o tempo seco por mais tempo.

O inverno de 2022 começa oficialmente no dia 21 de junho, terça-feira, precisamente às 06h13 (Horário de Brasília), quando ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul e solstício de verão no hemisfério norte.

As chuvas concentram-se no período de final de Setembro a Maio, mas é no verão que a precipitação ocorre em maior quantidade. A precipitação máxima mensal ocorre, em média, no mês de Janeiro, aproximadamente 215 mm. No restante do ano, as massas de ar seco sobre o centro do Brasil inibem as formações chuvosas.

Adensamento de edificações e falta de árvores são responsáveis. Claro que Cuiabá é quente.

10 de novembro de 1999

A mínima foi de 13,2ºC e a máxima, 16,8ºC. Até então, o dia mais gelado era 10 de novembro de 1999, quando os termômetros da capital chegaram a 14,7ºC. A queda nas temperaturas foi causada, segundo a meteorologia, por uma frente fria vinda do sul do país.

1 - Corumbá (MS)
O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

As cidades mais frias foram Iguatemi, com 2,8ºC e sensação de dois graus negativos, e na sequência Rio Brilhante, onde o frio atingiu 3,3ºC e a sensação térmica foi de menos -1ºC. Também houve geada em Ponta Porã, Sidrolândia, Camapuã e Dourados, nesta última cidade a sensação chegou a zero grau.

Urupema

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

É uma das três grandes florestas tropicais do mundo. O clima na floresta Amazônica é equatorial, quente e úmido, devido à proximidade à Linha do Equador (contínua à Mata Atlântica), com a temperatura variando pouco durante o ano.

O inverno de 2022 começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera.

O início de 2023 já está mais quente no Hemisfério Norte. Mesmo no inverno, algumas regiões estão com clima mais ameno, atípico para essa época do ano, segundo a OMM, e países europeus registraram temperaturas acima de 20°C.

Segundo o Climatempo e a Epagri/Ciram, a onda de frio será tão forte que pode nevar no dia 1º de novembro de 2022 na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense. Se isso realmente acontecer, será a primeira vez que neva no Brasil em novembro.

A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

A tendência é que julho em 2022 tenha temperatura acima da média predominando no Centro-Sul do Brasil com grandes anomalias positivas de temperatura em algumas áreas.

O Outono no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de março de 2022 às 12h33min e termina no dia 21 de junho às 06h14 (horário de Brasília). É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

O inverno de 2022 começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera.

Continuar lendo É bom morar em Cuiabá?