Quando faz conexão passa pela imigração?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Como o Acordo de Schengen funciona na prática: se você faz uma conexão em qualquer país signatário do Acordo, sua imigração será nele, mesmo que você não saia do aeroporto. Se você tem um voo do Brasil para Paris, com uma conexão em Madrid, por exemplo, a sua imigração será em Madrid.

O processo de imigração é feito em casos de voos internacionais, seja na entrada ou na saída de passageiros de determinado país. Esta etapa é obrigatória e funciona como uma fiscalização, definindo se a pessoa poderá ou não desembarcar no país de destino.

Os(as) agentes costumam se esforçar para entender e, às vezes, contam com o apoio de tradutores(as). – Apenas familiares diretos e casados no papel podem passar juntos na imigração.

Escala é quando o avião para em uma cidade que não é o destino final da sua viagem, mas você não precisa sair do avião. Já a conexão é quando você precisa descer do avião para pegar outra aeronave.

Check-in e bagagem
Uma das principais dúvidas dos viajantes se refere à necessidade ou não de fazer um novo check in em voos com conexão. Essa questão não tem uma regra básica. Há voos com conexão em que é preciso fazer novo check in e há outros em que esse procedimento não é necessário.

Nesse caso, a companhia pode procurar por voluntários que aceitem embarcar em outro voo ou oferecer compensação financeira. Dentre as opções mais comuns, estão a reacomodação em outro voo, reembolso ou a prestação do serviço por outra modalidade de transporte, assim como acontece em um cancelamento.

Essa é uma das maiores dúvidas dos nossos leitores: Em voos com conexão pode sair da sala de embarque ou, até mesmo, do aeroporto? A resposta é SIM! Mas, isso não quer dizer que sair do aeroporto é sempre uma boa idéia.

Veja abaixo os novos tempos mínimos de conexão: De Doméstico para Doméstico: 75 minutos. De Doméstico para Internacional: 85 minutos. De Internacional para Doméstico: 115 minutos.

Imigração e segurança: Se você planeja sair do aeroporto, precisará passar pela imigração no país em que está fazendo a conexão. Também precisará fazer todo o procedimento de embarque novamente no retorno. Tenha em mente que isso pode exigir tempo adicional.

O que acontece se você for barrado na imigração
A autoridade de imigração é soberana, ou seja, a decisão de quem entra ou não no país é dela. No entanto, você pode entrar em contato com o Ministério das Relações Exteriores, que mantém um Núcleo de Assistência aos Brasileiros.

Lembre-se que apenas familiares diretos e casados no papel tem o direito de passar juntos na imigração. Namorados, amigos e conhecidos costumam ser separados nas cabines devendo, portanto, portar individualmente os comprovantes de hospedagem, seguro, passagem de retorno, etc.

Perguntas frequentes na Imigração

  • Posso ver seu passaporte?
  • Qual o propósito da sua viagem?
  • Onde você ficará hospedado?
  • Qual o seu destino final?
  • Está viajando sozinho?

Como obter informações sobre seu caso on-line:

  1. Ao entrar no site, você poderá ver esta mensagem. Clique em “ I accept” para entrar no sistema on-line do Tribunal de Imigração.
  2. Digite seu número A aqui. ...
  3. Após digitar seu número A, clique no botão que diz "SUBMIT". ...
  4. Atualizado dezembro 2022.

Fibra, cabo, satélite: entenda os diferentes tipos de conexão à internet - 20/11/2021 - UOL TILT.

Isso ocorre porque, para otimizar as malhas aéreas, as empresas programam os seus voos para terem uma margem de segurança entre uma perna e outra. Essa precaução impede que os viajantes percam as suas conexões devido a atrasos em um dos trajetos.

Na definição trazida por Marcus Vinicius Rios Gonçalves (2020, p. 142), a conexão é um mecanismo processual que permite a reunião de ações em curso, para que tenham julgamento conjunto. Trata-se de um instituto que pressupõe a existência de demandas distintas, mas que possuem certo vínculo entre si.

Essa é uma das maiores dúvidas dos nossos leitores: Em voos com conexão pode sair da sala de embarque ou, até mesmo, do aeroporto? A resposta é SIM! Mas, isso não quer dizer que sair do aeroporto é sempre uma boa idéia.

É necessário levar para o aeroporto o mesmo documento de identidade usado no check-in online; Após o check-in online, não é mais possível fazer alterações na passagem.

O cartão de embarque eletrônico contém todos os dados necessários para o passageiro viajar e o código de barras será escaneado, pelo celular mesmo, no momento do embarque. Portanto, não é necessário imprimir o cartão de embarque.

Peça o reembolso da taxa de embarque
Muitos não sabem, mas quando o passageiro perde o voo é possível pedir o reembolso da taxa de embarque. Essa é aquela taxa que custa, por trecho, em torno de R$ 35 em voo doméstico e R$ 60 em voo internacional e que integra o valor de qualquer compra de passagem aérea.

Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso.