Quando faz calor?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

verão: de 21 de junho a 23 de setembro; outono: de 22 ou 23 de setembro a 22 de dezembro; inverno: de 22 de dezembro a 20 de março; primavera: de 20 de março a 21 de junho.

Alguns dias quentes são normais em abril e maio e devem ocorrer agora em 2023. Mesmo em junho podem ser esperados alguns dias quentes e deve ser o caso também desse ano. Quando há período quente mais prolongado em maio após dias frios há a ocorrência do chamado veranico de maio, mas ele não ocorre todos os anos.

O outono de 2023 começou no dia 20 de março, dando início a estação de transição entre a época mais quente e úmida do ano e a época mais fria e seca, pelo menos é isso que as características consideradas padrões nos dizem.

A estação de transição entre o inverno e o verão começou oficialmente no mês passado, dia 22 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro. Para algumas áreas do Brasil, a primavera significa o retorno da chuva e o aumento do dias de calor.

O trimestre do chamado inverno meteorológico de 1º de junho a 31 de agosto está quase no fim e a estação pelo critério astronômico vai até a noite do dia 22 de setembro, quando vai se dar o equinócio da primavera. Portanto, ainda tem inverno pela frente com dias de frio.

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023.

julho

Em 2022, a temperatura média foi de 22,8°C, com um desvio de 0,82°C acima da média histórica, colocando este como o julho mais quente já registrado no Brasil desde 1961, ultrapassando julho de 2015 que registrou 22,7°C, ou seja, 0,78°C acima da média.

Janeiro é o mês mais quente do ano na maioria das áreas do Centro-Sul do Brasil pelas normais da climatologia histórica.

O verão é normalmente a estação mais úmida e quente na Região Sudeste. Para janeiro de 2023, a Climatempo prevê que chova um pouco acima da média normal na maioria das áreas do Sudeste. Por outro lado, o calor será predominante.

Portanto, o verão de 2023, o terceiro consecutivo sob a influência do fenômeno climático La Niña, acumulou meses de escassez de chuva o que certamente também contribuiu para que o período fosse mais quente que os verões anteriores.

Temperatura média em São Paulo
A estação morna permanece por 3,4 meses, de 11 de dezembro a 24 de março, com temperatura máxima média diária acima de 27 °C. O mês mais quente do ano em São Paulo é fevereiro, com a máxima de 28 °C e mínima de 21 °C, em média.

O outono começa nesta próxima segunda-feira, 20 de março de 2023, às 18h25min, e vai até o dia 21 de junho, às 11h58, pelo horário de Brasília, e a estação é marcada pelo período de transição entre a época mais quente e úmida (Verão), para a estação mais seca e fria (Inverno).

O ar frio, impulsionado por um ciclone bomba no Atlântico Sul, entretanto, mudou a realidade térmica neste fim de semana. Tanto o sábado como este domingo foram dias por demais agradáveis no estado e que tiveram noites frias.

O período desta estação vai do final de junho até meados de setembro. Para a meteorologia é importante conhecer as características climáticas de cada estação facilitando assim a previsão e o monitoramento em cada região do território brasileiro.

A onda de frio ocorreu por causa de uma intensificação do fenômeno La Niña que atingiu o pico máximo nos últimos dias. No entanto, é bem possível que as temperaturas fiquem mais amenas, por causa da redução da força do ar polar. As chuvas ficam mais volumosas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.