Quando falta gratidão?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 26 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A falta de gratidão tem cura? Você vê uma pessoa, próxima ou não, que está passando por algum tipo de necessidade. Então, sente empatia, coloca-se no lugar dela e se compadece, oferecendo ajuda. Naturalmente, espera receber gratidão em troca, afinal, esse parece ser o ciclo natural das coisas.

O significado de Gratidão para a Psicologia
Para a Psicologia, a gratidão é uma emoção positiva que envolve ser grato e agradecido aos acontecimentos da vida. Inclusive, essa emoção está associada a vários benefícios comprovados para a saúde mental e física.

Ela contribui para o alívio do estresse e regulação emocional. Além de reduzir sintomas de depressão e ansiedade, a gratidão melhora o sono, fortalece o sistema imune, melhora a qualidade de vida e a sensação de felicidade.

Como exercitar a gratidão

  1. Anote as coisas boas do dia. Tenha um caderno ou bloco de notas no celular para anotar as pequenas coisas que aconteceram no dia. ...
  2. Faça conexão com o divino. ...
  3. Gere gentilezas. ...
  4. Passe um tempo de qualidade com quem ama. ...
  5. Arte como forma de gratidão.

Basicamente, sempre que algo bom acontece em sua vida, você pode expressar sua gratidão. Da mesma forma, quando outras pessoas lhe ajudam, você deve fazer o mesmo. Em filosofias como o budismo, a gratidão é uma forma de ser grato não só pelos bens recebidos em vida, mas pelo universo.

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos.

Mantenha um diário de gratidão
É importante criar um registo físico das coisas pelas quais nos sentimos gratos. Crie o hábito de anotar todos os dias, durante pelo menos uma semana, três coisas pelas quais se sente grato nesse dia.

O poder da gratidão
Outra pesquisa identificou que a gratidão afeta o córtex pré-frontal, a área do cérebro relacionada à tomada de decisões. Além disso, estudiosos perceberam que as pessoas que praticaram o exercício da gratidão tiveram benefícios em situações de estresse contínuo, como no caso de doenças crônicas.

Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

dopamina

A dopamina ativa essa região e aumenta a sensação de prazer. Por isso que pessoas que manifestam gratidão exibem níveis elevados e sempre mais altos de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.

O SEGREDO É MANTER O PENSAMENTO FIRME, ALIMENTAR A SUA FÉ E, SUAVEMENTE, PERCEBER O QUE HÁ DE BOM NA SUA VIDA, PARA CONSEGUIR SER GRATO POR TUDO O QUE HOJE LHE AFLIGE. Enxergar que você tem alguém para ajudá-lo a enfrentar esse momento é motivo para ser grato, abrindo espaço para felicidade no lugar da tristeza.

De acordo com esta escritura, como devemos demonstrar gratidão ao Pai Celestial? Em Doutrina e Convênios 136:28, lemos: “Se estiveres alegre, louva ao Senhor com cânticos, com música, com dança, e com orações de louvor e ação de graças”. Algumas orações devem ser cheias de alegria, de agradecimento e louvor.

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.

Apesar disso, a maior parte de nós tem dificuldade em sentir-se verdadeiramente grato. E esta dificuldade surge, em parte, porque vamos crescendo habituados a focarmo-nos, em primeiro lugar, no lado negativo da vida. Ora vejamos, quantas vezes, no nosso dia a dia, não ouvimos as pessoas a competir pela 'dor maior'?