Quando falar com o RH?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 20 votos

O futuro de um colaborador na empresa e as suas chances e crescimento devem ser discutidas com o RH, já que, somente quem atua nesse setor será capaz de oferecer informações sobre as oportunidades de carreira oferecidas pela organização.

Uma boa mensagem é curta e direta ao ponto. Não é preciso se apresentar de forma prolongada. Se o recrutador que você está contatando se interessar por contratá-lo, ele poderá facilmente clicar no seu perfil para conferir uma lista clara das suas realizações.

O setor de RH cuida de documentos de colaboradores, informações trabalhistas, registros de entrada e saída, armazenagem de currículos e outros fatores que demandam controle e organização. Por isso, é tradicionalmente conhecido como um setor burocrático.

O papel principal do RH moderno é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com a cultura e com os objetivos da organização. Além disso, por meio da análise de dados e com o auxílio de softwares de gestão, o RH se tornou peça-chave no desenvolvimento do capital humano dentro da empresa.

Outro momento ideal para pedir ajuda no trabalho é quando a pessoa não tem ideia do que precisa ser feito porque está cheia de dúvidas, ou porque realmente não entendeu. Nessas situações, não pedir ajuda não apenas atrapalha o andamento da atividade como pode comprometer o resultado.

Problema 1- Burocracia e papelada. Problema 2- Falta de informações. Problema 3- Pouca importância/investimento. Problema 4- Mudanças na lei.

O diretor de RH é um dos cargos de RH mais importantes em uma organização. Isso porque esse profissional é responsável pela harmonização do departamento. É ele quem cuida dos funcionários, tanto no aspecto de gestão quanto na parte estratégica.

Para que o profissional de RH possa realizar as demandas da área, é imprescindível se comunicar bem com os públicos. Ele deve entender as necessidades de cada um deles e criar estratégias para atender ambos os lados. Dessa forma, quem gosta de lidar com pessoas e solucionar problemas pode ser dar bem na profissão.

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

Conforme já pontuado acima, a Reclamação Trabalhista acontece quando um empregado entende que teve algum direito violado e que, por isso, seu empregador lhe deve algo. Apesar de serem muitas as possíveis causas de um processo, podemos listar os principais motivos que podem gerar uma Reclamação Trabalhista.

Conteúdo: a sua pergunta precisa ser endereçada a quem está conduzindo o recrutamento, de forma clara, objetiva, sucinta e educada. É importante começar o texto com uma saudação, informar o nome da posição à qual você se candidatou e se identificar ao final da mensagem. É de bom-tom agradecer a oportunidade.

4. Como o recrutador pode “quebrar o gelo” ao iniciar uma entrevista? Antes de começar a entrevista, o primeiro passo, para deixar o candidato à vontade é oferecer-lhe água e/ou café. Enquanto esperam as bebidas, o selecionador pode conversar com ele sobre sua formação e porquê escolheu graduar-se naquele curso.

A especialista explica que a vaga pode levar algum tempo para ser confirmada justamente pela alta demanda de pessoas procurando a mesma oportunidade: "O momento em que vivemos no Brasil é normal recebermos muitos candidatos para, muitas vezes, uma única vaga.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Apresente-se, diga que você está buscando novas oportunidades no mercado, explique de forma resumida o que você fez profissionalmente desde que saiu da empresa e peça uma recolocação. Deixe claro que você está disponível desde já para começar no trabalho e que poderá se reunir com ele, se assim ele desejar.

Cultura organizacional que não valoriza a área, dificuldade de engajar as lideranças e falta de tempo estão entre os principais desafios do RH.

A contratação de funcionários é um dos principais processos burocráticos que estão sob responsabilidade do departamento de RH. Isso porque, caso haja qualquer inconsistência documental, por exemplo, a empresa poderá correr riscos com a incidência de ações trabalhistas, bem como multas e penalidades.

Entrevista Técnica
Como citamos anteriormente nessa leitura, a entrevista técnica tem como objetivo checar o conhecimento e as habilidades do candidato em determinado assunto, diferenciando-o dos demais.

A primeira função necessária para tornar o RH estratégico é conhecer profundamente sobre a missão, visão e os valores da empresa e entender a fundo seu propósito. Também é necessário compreender sobre a cultura organizacional, o modelo de negócio, as metas e dificuldades operacionais de todas as áreas.

Essas solicitações devem ser feitas de maneira formal, de preferência em uma reunião particular entre você e seu chefe. Assim, ele não se sentirá pressionado a aceitar o pedido e poderá tomar uma decisão mais apropriada. Essas são algumas dicas de como pedir ajuda de custo na empresa e, assim, incrementar sua formação.