Quando falamos sobre estética é correto afirmar?

Perguntado por: gandrade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A estética corresponde à faculdade sensitiva do homem, trazendo à tona suas emoções e seus sentimentos (A).

A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.

A área de Estética e Cosmética tem como principal objetivo atuar nos cuidados com o rosto, corpo e cabelos, focando na beleza. Quem trabalha neste ramo proporciona qualidade de vida por meio de tratamentos estéticos, cuidados com a pele, cabelos, nutrição e muito mais.

A estética passou a ser entendida, ao lado da lógica, como uma forma de conhecer pela sensibilidade. Desde então, a estética se desenvolveu como área de conhecimento. Hoje, é compreendida como o estudo das formas de arte, dos processos de criação de obras (de arte) e em suas relações sociais, éticas e políticas.

A etimologia da palavra “estética” vem do grego "aisthésis", que pode significar experiência, sensibilidade, conhecimento sensível, sentimento,sensação,percepção.

Para Kant, a vivência estética é propriamente a vivência de um indivíduo, é uma vivência radicalmente subjectiva. E isto quer dizer que nela não se tem em vista nada que contribua para o conhecimento do objecto enquanto tal.

A experiência estética é essencialmente uma experiência perceptiva, na qual o sujeito participa ativamente com sua sensibilidade, seu corpo, seus afetos, sua imaginação e sua criatividade diante de um determinado objeto.

O curso de Estética e Cosmética tem como objeto de estudo o maior órgão do corpo humano: a pele. Apesar de estar relacionado diretamente com o embelezamento, o curso Estética e Cosmética também faz parte da área da saúde.

A estética moderna realiza uma ruptura com as concepções anteriores, na medida em que deixa em segundo plano o cuidado de definir as características da coisa bela, e o substitui pelo tema do sentimento da beleza. Desse modo, na concepção moderna, prevalece a segunda tese exposta no início.

A finalidade primeira da ESTÉTICA é a de mostrar se os objetos ou sujeitos são percebidos de modo particular (o modo estético) ou se têm, em si, qualidades específicas (estéticas).

Esteticista: 5 oportunidades de atuação para quem faz um curso técnico

  • 1 - Estética facial. ...
  • 2 - Estética corporal e massagem. ...
  • 3 - Terapia capilar. ...
  • 4 - Consultoria estética. ...
  • 5 - Estética pré e pós-cirúrgica.

A estética é uma área da filosofia.
Ela tem como foco o estudo das formas de arte e da criação de obras artísticas. Sendo assim, a estética estuda o que é belo nas manifestações artísticas e naturais.

A estética, no contexto artístico, inclui características como harmonia de cores e formas. Ela também faz parte da Filosofia, que trata o “belo” como um fenômeno artístico. Primeiramente, você precisa saber que nessa aula verá o que é estética na visão artística e sua relação com a Filosofia e diversos autores famosos.

Apesar de estarem intrinsecamente relacionadas, beleza e estética não são sinônimos. Segundo a professora Elismar Álvares, enquanto os procedimentos de beleza tratam do embelezamento, a estética trata de disfunções visuais.

A Estética surge na Grécia antiga como disciplina da filosofia que estuda as formas de manifestação da beleza natural ou artística.

As principais características da estética na filosofia é que ela busca interpretar a apreciação da beleza, onde ela relaciona os aspectos da experiência subjetiva com elementos naturais e artificiais do belo.

Alexander Baumgarten pode ser considerado o fundador da Estética. Seu livro que traz esse título foi publicado em 1750 e dedica-se a desenvolver uma filosofia da faculdade de sentir, investigando como a sensibilidade pode levar à produção de conhecimento.

Na disciplina de Filosofia, o conteúdo estruturante Estética propõe a reflexão sobre a arte, a beleza e as percepções sensoriais no âmbito da disciplina. Sua importância recai sobre a reflexão acerca da produção humana e o desenvolvimento da sensibilidade.

A beleza, segundo Kant, está no jogo harmonioso entre pensamento e sentimento. Por isso, a beleza não está só no sentimento e nem só na racionalidade utilitarista. Quando dizemos que algo é belo, estamos dizendo que ele está de acordo com a natureza, em uma certa ordem ou organização natural com o todo.