Quando fala a veia do pescoço saltada?

Perguntado por: omoura3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quando as artérias do pescoço estão estreitadas ou mesmo bloqueadas, essa condição é chamada de doença da artéria carótida, estenose carotídea ou doença vascular extracraniana. Quem tem risco de ter a doença da artéria carótida? As condições que aumentam o risco da doença são chamadas de fatores de risco.

Quando o pulso cardíaco está acelerado, acima do normal, pode ser chamado de pulso latejante e é sentido nas artérias do pescoço. O pulso latejante pode ser um indicativo de palpitações, ou seja, batimento cardíaco anormal.

Elas podem ocorrer por uma série de fatores. Por exemplo, quando praticamos atividade físicas, as veias podem saltar devido ao aumento da vascularização e do fluxo sanguíneo na região. As veias podem também ser mais aparentes em pessoas quem tem um baixo percentual de gordura e muita massa muscular.

Os sintomas de obstrução aguda incluem dor, palidez, parestesia, ausência de pulso, poiquilotermia e paralisia. A obstrução crônica tem como sintoma principal a claudicação intermitente. Quanto às veias, o entupimento geralmente acontece em trombose venosa, causando dor e inchaço.

Quando ocorrem na região do pescoço, podem resultar em rigidez muscular e no surgimento de pequenos caroços. Como formas de tratamento, é recomendado o uso de compressas mornas, relaxantes musculares e repouso, até resolução do quadro.

A aterosclerose (espessamento e endurecimento das artérias) pode afetar todas as artérias do corpo. Quando as artérias do pescoço estão estreitadas ou mesmo bloqueadas, essa condição é chamada de doença da artéria carótida, estenose carotídea ou doença vascular extracraniana.

Cada pessoa possui duas artérias carótidas, sendo que elas se originam especificamente no tórax (arco aórtico) e passam pela região do pescoço, uma do lado esquerdo e uma do lado direito, até alcançar o crânio.

As artérias carótidas são os principais vasos sanguíneos que levam sangue para o cérebro. São duas e ficam na parte lateral do pescoço.

Esportes como ciclismo, caminhada nórdica e corrida leve também são bons para as veias e para a bomba muscular. Além disso, o fluxo sanguíneo pode ser melhorado por exercícios específicos para as veias.

O Cateterismo cardíaco é um exame muito importante para a Cardiologia. Através dele, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais deste órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.

As varizes são veias dilatadas e deformadas, com coloração azulada, que aparecem com mais frequência nas pernas. A dilatação ocorre com a falha nas válvulas dos vasos sanguíneos, que movimentam o sangue na direção correta. Muitos fatores podem causar as varizes.

Veias saltadas não são, necessariamente, um problema. Muito pelo contrário, elas podem indicar que você está com uma boa musculatura e pouca gordura.

As causas de uma inflamação das veias são, na sua maioria, varizes, mas também lesões (pancadas, picadas), alergias e outros focos de inflamação no corpo, como uma amigdalite. A inflamação das veias pode afectar não só as pernas, mas também os braços e - muito raramente - outras partes do corpo (peito, pescoço, pénis).

As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio.

Angiotomografia permite ver claramente se há gordura ou cálcio nas artérias. Médico deve indicar se o paciente tem risco alto, moderado ou leve. O exame de angiotomografia de artéria coronária é um grande avanço da medicina.