Quando eu sei que um aparelho é bivolt?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Agora, o aparelho bivolt é aquele com duas opções de voltagem. Geralmente, ele têm um pino, que permite que você mude a voltagem para 127V ou 220V, dependendo do lugar que estiver é possível ajustar.

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!

Pode ser ligado em tomadas de 110 e 220 volts. Provavelmente a parte elétrica seja eletromecânica seja eletroeletrônica funciona abaixo de 110 volts. Sendo assim, na entrada do mesmo tem um circuito de ajuste e rebaixamento de tensão para os níveis adequados de funcionamento. Essa chave pode ser manual ou automática.

No autovolt o aparelho irá suportar quaisquer tensões entre 90 e 240V na maioria dos equipamentos, portanto utilizar o termo "bivolt automático” é incorreto, pois a fonte bivolt suporta exclusivamente duas tensões 127V e 220V.

Existem construções que não possuem rede elétrica uniforme. Isto é, apresentam tomadas com tensão 220V e 127V. Nesses casos, é indicado que você utilize produtos com tensão bivolt, evitando que, por algum equívoco, o seu aparelho seja queimado, assegurando, também, a sua segurança.

Afinal, o que é bivolt? Bivolt é o nome dado para a capacidade de um aparelho elétrico de ser ligado em tomadas de duas voltagens, geralmente 127v e 220v. Mas podem ser comprados em variações diferentes de voltagem.

O ponto onde a tomada vai ser instalada deve ter dois fios de fase, um neutro e um terra. Isso significa que para a instalação dessa tomada bivolt, a alimentação da sua casa tem que ser pelo menos bifásica. Com os fios devidamente separados é só ligar os fios na tomada de acordo com a indicação dos bornes da tomada.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Nunca ligue aparelhos em voltagens que não são compatíveis com suas especificações, tanto um aparelho que funciona em 110 ou 127 V. em tomada de 220 V., quanto o contrário.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.

110 e 127 são "a mesma coisa". Quando sua rede de casa é descrita como 110, ela pode variar até 127. Isso é perfeitamente normal.

Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto. Agora que você já identificou os fios, as voltagens e desligou o disjuntor novamente, basta conectar os que irão somar a potência desejada para aquele ponto e remontar a tomada.

A tensão 127V nas tomadas oferece menor risco de choque se existir contato com fios desencapados ou plugues. Já a opção 220V também garante suas vantagens específicas pois, em um apagão, algumas lâmpadas podem funcionar por demandarem correntes elétricas menores para seguirem acesas.