Quando eu puder ou quando eu puder?

Perguntado por: narruda . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: – Irei de férias quando puder. – Enquanto pudermos ajudar os nossos filhos, vamos fazê-lo.

Como falamos, poder é o infinitivo, isto é, o “nome” do verbo. Já puder é a forma da primeira e da terceira pessoa do singular no futuro do subjuntivo.

Poder” é a forma infinitiva do verbo e, portanto, deve ser usado em frases que não requerem conjugação, como quando o sujeito é indefinido, em frases imperativas ou no caso de “construções perifrásticas”, que ocorrem quando usamos dois verbos juntos para expressar uma única ideia.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Assista ao vídeo para descobrir quando se deve usar cada uma delas e qual a diferença! Saiba mais em: https://duvidas.dicio.com.br/poder-ou... Poder ou puder? Poder é a forma do verbo no infinitivo impessoal e puder é a forma do verbo poder conjugada na 1.

Me liga quando puder. Call me as soon as you can. Me liga quando puder.

2 for permitido, for possível, tiver permissão, tiver possibilidade, tiver oportunidade, tiver ocasião.

- OBRIGADO fico EU por poder fazer! (EU é que me sinto OBRIGADO a fazer isso a você!) Várias pessoas, também, poderiam agradecer: - OBRIGADOS, também, ficamos NÓS!

A forma “pode”, sem acento, é usada no tempo presente. Já a forma “pôde”, com acento, é usada no tempo pretérito perfeito. A forma verbal “poder” é a forma nominal no infinitivo do verbo. Já a forma verbal “puder” é o verbo conjugado no tempo futuro do modo subjuntivo.

1 é capaz, consegue, controla, sabe, tem potencial, logra. Exemplo: Ele pode participar na maratona. Só tem de se inscrever. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

verbo intransitivo
Ter força, possibilidade, autoridade, influência para (ex.: ela acha que pode e faz).

verbo transitivo
Deslocar-se a um local para fazer algo (ex.: amanhã quero ir ao cinema).

Indicativo

  1. Presente. euposso. tupodes. elepode. nóspodemos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eupodia. tupodias. elepodia. nóspodíamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eupude. tupudeste. elepôde. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eupudera. tupuderas. elepudera. ...
  5. Futuro do Presente. eupoderei. tupoderás. elepoderá ...
  6. Futuro do Pretérito. eupoderia. tupoderias. elepoderia.

A palavra tem poder tanto para destruir quanto para edificar. As nossas palavras devem agradar a Deus. A Bíblia diz em Salmos 19:14: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

As palavras não saem de nossa boca por vontade própria. Elas partem de um comando que tem início em nosso cérebro. Isso quer dizer que tudo aquilo que proferimos corresponde a um pensamento. Às vezes, ele é tão rápido e emotivo que nos arrependemos quase que instantaneamente daquilo que dissemos.

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem.

O que fazer antes de começar a escrever?

  1. Crie um ambiente propício. Cada pessoa tem um estilo de escrita diferente e um tipo de ambiente ideal para a escrita. ...
  2. Prepare playlists inspiradoras. ...
  3. Pense no objetivo do texto. ...
  4. Pesquise boas referências sobre o assunto. ...
  5. Não deixe de fazer brainstorming. ...
  6. Monte a estrutura do seu texto.

A diferença entre me e mim é que o “me” é um pronome oblíquo átono empregado como objeto direto ou indireto, ou seja, desempenha o papel de complemento verbal, não sendo acompanhado por preposição. Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.

A gramática diz o seguinte: usamos a ênclise, pois não começamos uma frase com pronome. Então, vamos escrever: ligue-me.

Significado de Poderoso
adjetivo Que tem muito poder, grande influência. Que possui poder, força e influência; influente.

Palavras relacionadas: empoderamento, autonomia, autoestima, resiliência, assertividade, proatividade, flexibilidade, empatia, perseverança, coragem, integridade, gratidão, respeito, confiança, liberdade.

Expressão usada para confirmar o que se disse anteriormente.

Continuar lendo É certo falar puder?