Quando eu desligo o chuveiro ele continua ligado?

Perguntado por: alima . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Conclusão: Não é aconselhável a manutenção nesse caso, pois ao passar do tempo, volta novamente. Deve-se, infelizmente, comprar outro para colocar no lugar.

Causa mais comum: A potência do chuveiro é maior do que a fiação (espessura) aguenta. Para evitar que os fios aqueçam e entrem em curto-circuito, o disjuntor desarma. Na verdade, o disjuntor cai e interrompe a corrente elétrica como um recurso de segurança para evitar super aquecimento, que pode provocar um incêndio.

Isso ocorre porque o circuito elétrico que liga o chuveiro ao banheiro está invertido. Ao ligar o chuveiro, a corrente elétrica que passa pelo circuito é interrompida. A interrupção da corrente elétrica faz com que o campo magnético que está atraído pelo ímã do chuveiro seja repelido.

Desligue a energia
Em instalações mais modernas, é possível encontrar uma pequena tomada ao lado do chuveiro e, neste caso, é ela quem deve ser desligada. Se houver energia correndo pelos fios enquanto troca o aparelho, o choque será certo.

As causas que podem levar o disjuntor a desarmar em função do chuveiro em funcionamento são várias, entre elas é ter trocado o chuveiro por um outro de maior potência, o dimensionamento dos cabos estiverem com a seção inferior a corrente que o chuveiro exige ou a distância do mesmo até o disjuntor.

Tudo ligado ao mesmo tempo
Secador de cabelo, máquina de lavar roupas, torneira elétrica e chuveiro elétrico? Evite! Vários aparelhos funcionando simultaneamente sobrecarregam a rede de energia elétrica.

Resposta da empresa
Sugerimos que seja verificado se a Ducha está inclinada para baixo pois caso esteja, isso pode estar contribuindo para o gotejamento. Avaliar se a mangueira do desviador está bem encaixada na ducha e se o chuveirinho está bem fechado e devidamente colocado no suporte.

Ao notar o vazamento, a primeira coisa a se fazer é tentar trocar o reparo do registro, quando é possível. Para trocar o reparo do registro você precisa: Desligue o registro geral da residência e feche o registro da caixa d'água. Primeiro retire o acabamento da cruzeta (peça com a marca da fabricante).

Uma das possibilidades que indicam a queima de um disjuntor é quando o aparelho está armado, mas a energia não é transmitida. Essa situação também ocorre em casos de erro na ligação ou rompimento de fios. A ação mais comum para verificar se o dispositivo está queimado é utilizar o multímetro ou alicate amperímetro.

Não mude a temperatura da água com o chuveiro aberto. "Quando muda a chave (de temperatura) com a água passando, pode gerar um arco elétrico, que pode ser maior que a capacidade que ele tem de isolamento, gerando risco de choque", diz Hilson Vilar.

Um temporizador pode ser acoplado ao chuveiro para controlar o tempo do banho quente, interrompendo o aquecimento após o tempo programado. O dispositivo opera como um cronômetro, geralmente com períodos entre 3 e 15 minutos – que são definidos antes do início do banho.

Cuidado com a energia!
Dessa forma, na hora de instalar um chuveiro elétrico, os fios responsáveis pela condução da energia ficam expostos, e um dos maiores riscos nesse momento é o choque! Por isso, antes de colocar a mão na massa e retirar o chuveiro antigo, desligue a energia elétrica.

Antes da manutenção do chuveiro, é imprescindível desligar a energia elétrica para garantir a segurança. “Não devem ser usados produtos abrasivos, que podem danificar a superfície do chuveiro, assim como acessórios pontiagudos”, conclui Suguino.

Ou seja, os chuveiros elétricos, eletrônicos e híbridos exigem o desligamento no quadro de distribuição de energia. Já modelos aquecidos a gás ou energia solar, por exemplo, dispensam este passo. Caso você não saiba ou não tenha certeza de qual é o disjuntor específico do chuveiro, a solução é desligar a chave geral.

Para identificar se o disjuntor está ligado não tem muito segredo, uma vez que eles são bem práticos e visuais! Quando estão ligados, os disjuntores ficam voltados para cima e você será capaz de ver o termo “I-ON”. Já quando estão desligados, eles ficam voltados para baixo e é possível ver o termo “0-OFF”.

Não há necessidade de desligar o disjuntor geral, visto que uma das duas funções é proteger o sistema elétrico geral de sua casa. O desligamento do mesmo vai impedir o funcionamento de equipamentos como geladeira, ventiladores e outros. Qualquer dúvida consulte um profissional qualificado.

Disjuntor não desarmando pode ser: Dimensionamemto de forma incorreta ou seja, a amperagem dele é bem superior ao valor ideal (ele nunca vai desarmar); Dispositivo antigo e com defeito. Em ambos os casos, o risco de acidente e alto, assim sendo é obrigatória a troca dele.

Chuveiro elétrico tem risco de morte? Sim, se o chuveiro estiver com algum fio inadequado e o chuveiro estiver molhado, pode acontecer curto e assim você pode levar choque.

Sim. O chuveiro elétrico está ligado à rede elétrica que alimenta a residência e se um raio cair próximo ou sobre a mesma poderemos ter o aparecimento de "voltagens" perigosas na fiação e a pessoa que está tomando banho pode tomar um choque elétrico.

O tempo ideal de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Entenda. Quando o assunto é banho, muita gente pensa logo em ficar debaixo do chuveiro curtindo a água quentinha caindo no corpo, o que é extremamente prazeroso, além de fazer parte da nossa higiene pessoal diária.