Quando eu caminho meu pé dói?

Perguntado por: aborges . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

Se após praticar uma caminhada mais longa ou uma corrida você sentir dores nos pés, como inchaço e exaustão, provavelmente há alguma lesão muscular originada nas articulações ou nos tendões. Quando isso acontece, é preciso ter atenção. Lembre-se, sempre, de alongar e se preparar bem para as atividades físicas.

Conforme a doença progride, uma sensação constante de queimação pode irradiar para as pontas dos dedos, independentemente de quais calçados sejam usados. Com o tempo, a maioria das pessoas não consegue utilizar calçados fechados. A pessoa também pode sentir como se estivesse com areia ou cascalho na planta do pé.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Descanso: dar tempo suficiente para o pé descansar e se recuperar pode ajudar a aliviar a dor. Evite atividades físicas intensas e fique em repouso sempre que possível. Aplicação de gelo: aplicar gelo na área afetada pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Tratamento de dor no pé
Em caso de inflamação, o médico ortopedista pode prescrever medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ex. ibuprofeno) de forma a aliviar a dor e reduzir a inflamação.

O que acontece se não tratar a fascite plantar? Se a fascite plantar não for tratada, a dor pode se tornar crônica, limitar a atividade física e os afazeres diários. A falta de tratamento também pode levar à deformidades nos pés e à alterações na forma como andamos.

Sinais e Sintomas da Fascite Plantar
A apresentação clássica é de dor aguda localizada no calcanhar. Em alguns casos, um esporão de calcanhar pode ser encontrado, no entanto, 50% dos pacientes com essas condições, a causa da dor não está relacionada com o esporão.

A tendinite é uma inflamação nos tendões causada, principalmente, devido à sobrecarga e esforço repetitivo da região. Os tendões são estruturas formadas por um tecido fibroso que ligam os músculos aos ossos e proporcionam transferência de força que geram movimento à articulação.

Neste caso, a fisioterapia aquática é muito eficaz e pode evitar futura cirurgia. O objetivo inicial é diminuir a dor, a inflamação e melhorar a função. São realizados alongamentos da fáscia plantar, massagem transversal, fortalecimento dos flexores e extensores dos dedos dos pés e exercícios de propriocepção.

Além disso, é recomendada a colocação de gelo na região da tendinite no pé, ao menos 3 vezes ao dia. De fato, o gelo auxilia na diminuição da inflamação local e do edema. E medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios são comumente prescritos pelo médico ortopedista.

Remédios
Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

Às vezes, a fascite plantar é um sinal de que seus pés simplesmente precisam descansar, especialmente se você praticar esportes ou exercícios de alto impacto regularmente. Dar uma pausa para os pés por alguns dias pode ajudar a reduzir a inflamação e curar a fáscia plantar, reduzindo a dor na sola do pé.

Os sapatos de salto alto e as rasteirinhas devem ser evitadas, pois o uso prolongado pode causar dor e piorar a inflamação. O recomendado são calçados com um pequeno salto na região do calcanhar para não forçar os joelhos, o salto deve ser entre 2,0 cm a 4,0 cm.

Iniciar tratamento logo nos primeiros sintomas das fascite plantar economiza tempo de recuperação — de seis a dez meses. A fascite plantar não deve ser confundida com outras fraturas por estresse (fissuras no osso) e o chamado esporão calcâneo (calcificação).

A prática é relaxante, alivia o estresse e o cansaço, estimula a circulação sanguínea e suaviza os pés. Quando preparado com sal grosso, também reduz o inchaço.

O esporão do calcâneo é uma condição médica caracterizada por um crescimento anormal que pode surgir no osso calcâneo, o maior osso do pé, localizado no calcanhar.

Além disso, os remédios caseiros, como aplicar gelo na área afetada, elevar o pé, fazer alongamentos regulares e massagear a área afetada, também podem ajudar a aliviar a dor. É importante consultar um médico para determinar a causa da dor e o melhor tratamento para o seu caso específico.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Quatro maneiras naturais de aliviar a dor

  1. Compressas frias (gelo) ou quentes. São excelentes analgésicos locais e podem ajudar bastante no tratamento da dor. ...
  2. Massagem terapêutica. ...
  3. Acupuntura. ...
  4. Meditação.

Portanto, podemos citar como opções de tratamento natural para fascite plantar:

  1. Massagens na região da sola do pé;
  2. Uso de gelo;
  3. Descanso;
  4. Utilização de calçados com sistema de amortecimento adequado;
  5. Acompanhamento fisioterapêutico.