Quando eu abaixo a cabeça sai água do meu nariz?

Perguntado por: spereira7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Tenho sinusite, é normal meu nariz escorrer líquido parecido com água ao baixar a cabeça? Esse líquido parecido com água é também chamado de coriza. E é um dos sintomas principais dos quadro de Rinite/Sinusite alérgica. Além da coriza é comum o paciente apresentar obstrução nasal, espirros e coceira.

Rinite vasomotora, também chamada rinite não alérgica, é uma condição crônica em que o ingurgitamento vascular intermitente da mucosa nasal acarreta rinorreia aquosa e espirros. A etiologia é incerta e não há evidência de alergia.

A principal diferença entre sinusite e rinite é o local onde elas acontecem. Enquanto a rinite é uma inflamação das fossas nasais, a sinusite acontece na face, em torno e acima do nariz.

Definição: A fístula liquórica nasal (FLN) ocorre quando há comunicação entre o espaço subaracnóideo e as cavidades nasais ou com os seios da face, permitindo a saída de líquor pelas narinas.

A pessoa tem obstrução nasal, catarro amarelo-esverdeado e sanguinolento e dificuldade para eliminar secreção. A dor de cabeça só aparece nos processos sub-agudos.

Os sintomas mais comuns são nariz entupido, e dor ou sensação de pressão na região ao redor do nariz. Também pode haver dor ou pressão na testa, ao redor dos olhos e no maxilar superior. A dor muitas vezes piora quando a pessoa se dobra para a frente.

Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.

Os sintomas clássicos da rinossinusite crônica são:

  • obstrução nasal;
  • rinorreia;
  • alterações do olfato, por conta do processo obstrutivo, entre outros motivos;
  • dor ou pressão facial, mais presente em pacientes com rinite alérgica;
  • cefaleia;
  • tosse, principalmente, na infância.

Introdução. Por definição, a rinite é uma alteração inflamatória da mucosa nasal também caracterizada pela presença de dois ou mais dos seguintes sintomas: congestão nasal, rinorreia, prurido, espirros e alterações diárias no sentido do olfato dos pacientes por um período superior a uma hora.

O diagnóstico de rinite é clinico e o da etiologia alérgica está tipicamente baseado no resultado de dois testes: o teste de punctura (prick test) e a dosagem da igE específica para alérgenos inalantes no soro do paciente.

Alguns analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da sinusite para diminuir a inflamação dos seios nasais e aliviar a dor de cabeça.

A rinite alérgica pode piorar os sinais e sintomas da asma, como tosse e respiração ofegante. – Sinusite. A congestão prolongada dos seios da face devido à rinite alérgica pode aumentar sua suscetibilidade à sinusite – uma infecção ou inflamação da membrana que reveste os seios da face.

O mesmo acontece com o sorvete, que contém caseína, resultando em congestão nasal. Ao incorporar os que são bons alimentos para a sinusite em sua dieta, você não estará cuidando apenas dos seus seios nasais, mas também irá reduzir como um todo a inflamação em seu corpo.

Um vazamento de LCR pode fazer com que a pressão dentro do crânio caia para um nível anormalmente baixo, uma condição chamada hipotensão intracraniana. A perda de volume do LCR faz com que o cérebro normalmente flutuante ceda dentro do crânio, resultando em dores de cabeça e outros sintomas neurológicos.

A rinorréia liquórica (RL) ocorre quando há uma conexão do espaço subaracnóideo com o lúmem nasal ou dos seios paranasais. Anatomicamente há um defeito da dura, aracnóide, osso e mucosa. A fístula liquórica rinogênica, segundo Ommaya (1976), pode ser traumática ou não traumática.

Já no caso das fístulas, o sintoma principal é a saída de secreção amarelada e com mal cheiro, de um orifício na pele próxima ao ânus. Um exame clínico simples pode detectar o problema. Os coloproctologistas são os especialistas que tratam estas doenças.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

A sinusite é caracterizada principalmente pela dor forte e pulsátil na região entre os olhos e pela sensação de pressão na cabeça. Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Em casos raros, a sinusite pode evoluir e causar complicações como pneumonia ou meningite. Outra possibilidade é a infecção migrar para a região em volta dos olhos, que podem ficar bem inchados. “É importante destacar que isso é raro, mas pode acontecer quando o paciente não faz um tratamento adequado.

Os principais sintomas desse tipo de infecção é como coriza, espirros, febre ou dor na região nasal, por exemplo. Manipular ou assoar o nariz excessivamente pode criar uma formação de crostas que incomodam e muitas vezes sangram, além disso, podem surgir espinhas na base dos pelos nasais (foliculite).