Quando estamos emagrecendo por onde sai a gordura?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 5 de abril de 2023
3.9 / 5 20 votos

Quando você queima mais calorias do que consome, o corpo se volta para o seu armazenamento de gordura para obter energia. A gordura, então, deixa o corpo como água através do suor ou da urina, ou através dos pulmões, como monóxido de carbono.

Além de contribuir negativamente para a saúde, o seu excesso pode causar baixa autoestima e impactar a qualidade de vida. Regiões como braços, barriga, glúteos e pernas são as mais propensas ao acúmulo. Consequentemente, as pessoas têm uma maior dificuldade em eliminar tal gordura.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.

1 – Você está percebendo as suas roupas mais largas
Ou, então, suas camisetas parecem ter aumentado de tamanho? Bom sinal! Isso acontece porque a gordura ocupa mais volume no corpo do que o músculo. Por isso, se sentiu diferenças nas roupas, seu corpo provavelmente queimou tecido adiposo — e ganhou massa magra.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Em 2 semanas é possível perder entre 1 kg e 5 kg, e essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do fato da alimentação ser realizada adequadamente e da prática de atividades físicas de forma regular.

São elas:

  • Fase ativa da perda de peso. É a fase em que a perda de peso ocorre efetivamente é há grande motivação gerada pelo peso na balança. ...
  • Fase de efeito platô Essa segunda fase ocorre até um ano após o início da perda de peso. ...
  • Fase de manutenção ou reganho.

O excesso de gordura na amostra fecal, também conhecido como Esteatorreia, é identificado quando o resultado indica um marcador acima de 6%. Entre os sintomas estão o aspecto gorduroso das fezes que flutuam na água, desarranjo intestinal, sensação de cansaço extremo, perda brusca de peso, cólicas e náuseas.

Evita a retenção de líquidos
Beber água ajuda a emagrecer também porque os minerais presentes na água favorecem a circulação sanguínea e de fluídos corporais. Isso contribui para que o organismo combata de maneira direta a retenção hídrica.

A falta de mudança no tamanho da barriga pode estar ligada diretamente aos novos hábitos alimentares praticados de maneira errada. Um dos principais fatores para a resistência da gordura abdominal está na total eliminação de carboidratos da dieta e refeições com valores calóricos abaixo do recomendado.

Para que ele auxilie na queima de gordura, o paciente deverá ficar em jejum durante grandes intervalos de tempo, como 12, 16 ou mais horas por dia. “Depois desse período de tempo sem ingerir alimentos, o organismo fica sem oferta de fonte de energia e será forçado a queimar a gordura acumulada para gerar energia.

Em resumo, a gordura é convertida em dióxido de carbono e água, ou seja, quase todo o peso que se perde é exalado.

Não há mágica capaz de fazer um ser humano emagrecer somente naquele lugar onde está sobrando e o abdome é o local do corpo com mais potencial para acumular gorduras, já que tem uma reserva interna e outra externa nas quais o tecido adiposo pode ser confortavelmente acumulado.

A melhor forma de emagrecer e afinar o rosto é através da mudança de hábitos de vida, prática de atividades físicas e fazer uma dieta balanceada, pois ajudam a queimar calorias, reduzir as reservas de gordura, levando a uma perda de gordura e emagrecimento do corpo como um todo, inclusive no rosto.

A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é por uma avaliação física, é ela que, através das medições das dobras cutâneas ou pela bioimpedância, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra.

Em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.500 calorias. Portanto, o cálculo funciona assim: para perder dois quilos por semana (7 mil calorias), você deve perder 1.000 calorias por dia.