Quando está perto do parto o bebê se mexe?

Perguntado por: dmagalhaes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Redução dos movimentos do bebê O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe. Porém, se ele ficar mais de um dia sem se movimentar, procure seu médico.

se você está com mais de 37 semanas e as contrações ficarem ritmadas, durarem cerca de 60 segundos e começarem a acontecer de 5 em 5 minutos — seu bebê está a caminho!

Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Contrações regulares
As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

Isso é perfeitamente natural, e indica que o feto está recebendo uma boa oxigenação pelo cordão umbilical. Nas últimas semanas de gravidez, o espaço dentro do útero realmente fica pequeno, não sendo mais possível tantos malabarismos como outrora.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

Durante a expulsão do tampão mucoso a mulher não sente absolutamente nada. Por isso sua saída só é percebida quando a grávida vai usar o banheiro e, ao se limpar, aparece no papel higiênico ou fica na calcinha. Nos casos em que o tampão mucoso sai gradativamente, a mulher não consegue nem identificar a perda.

A “dor” da dilatação é semelhante a uma pressão na vagina. Também é possível sentir dores e incômodos nas costas e pontadas dentro da região íntima3. É muito comum relatos de mulheres que não sentiram absolutamente nada, e que ao chegar na maternidade tiveram diagnóstico de dilatação bastante avançada.

A cesárea é indicada para casos em que a mãe tem alguma condição que torna o trabalho de parto pouco seguro para ela e para o bebê, como problemas cardíacos, hipertensão descompensada, gestações com fetos em apresentações anômalas (qualquer uma de não a "de cabeça para baixo", chamada de cefálica) .

Reduza a carga de trabalho
Em razão do crescimento da barriga e da presença do bebê, seu centro de equilíbrio está alterado e quedas são bem mais fáceis de acontecer. Como regra, você deve evitar qualquer tipo de esforço físico, principalmente se exige abaixamento.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

bebê se mexer na reta final da gravidez é um ótimo. parâmetro para nós, obstetras - significa que o feto. está bem e saudável.

As famosas pontadas no baixo ventre ou abaixo da barriga e vagina, assim como uma pressão forte na região podem sim indicar que o parto está próximo e, inclusive que a dilatação já está acontecendo ou prestes a acontecer.

O bebê que mexe muito na barriga é saudável sim! Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.

Durante a gravidez, o corrimento vaginal branco e pegajoso comum pode ser confundido com líquido que é mais aguado. O líquido amniótico é aquoso e escorre pelas pernas deixando a roupa muito molhada. O médico fará os exames necessários no hospital, para identificar com precisão o vazamento.

É muito fácil diferenciar o tampão mucoso de um corrimento normal. Isso porque o tampão se apresenta muito gelatinoso e com uma textura grudenta e gosmenta. Não é como um corrimento, que é mais fluido.

“Sabemos que, em gestações de baixo risco, podemos aguardar até a 41ª semana de gravidez. A partir daí, o melhor é internar a gestante para monitoramento e indução, caso ela deseje ter parto normal”, explica o Dr. Guilherme Negrão de Souza, ginecologista e coordenador da Obstetrícia do Hospital Vitória Anália Franco.

Causas de uma progressão excessivamente lenta do trabalho de parto incluem as seguintes: O feto é muito grande e não há espaço para ser movido pelo canal vaginal (pelve e vagina) O feto pode estar em uma posição anormal. O canal vaginal é muito pequeno.