Quando está dilatando sai algum corrimento?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

No momento em que é liberado, apresenta uma secreção muito espessa e um pouco de sangue. Isso pode representar que ocorreu dilatação do colo do útero e indicar a proximidade do parto”. Em grande parte dos casos, a saída do tampão mucoso pode ser um sinal de que a mulher entrará em trabalho de parto em breve.

Como verificar minha dilatação?

  • Tampão mucoso.
  • A linha púrpura.
  • Sons de nascimento.
  • Emoções.
  • Indicadores físicos.

O corrimento vaginal normal(leitoso), as vezes chega a ser tão intenso que dá impressão da paciente estar perdendo líquido. Geralmente ele é notado somente na calcinha. O líquido amniótico geralmente vem acompanhado de grande perda líquida, sendo que a paciente nota- se molhada ( calcinha, roupas, chão).

A textura e cor do tampão mucoso são bem diferentes das do corrimento. O tampão tem aparência gosmenta, parecida com uma gelatina, e pode ter coloração avermelhada do sangue, ou rajadas de sangue. O corrimento branco pastoso é normal.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas.

Exercícios. Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê.

A maioria das mulheres sente um aumento de corrimento fino, branco leitoso ou claro durante a gravidez, o que é perfeitamente normal. Isso ocorre porque nesse momento é ainda mais importante para o seu corpo evitar que qualquer infecção suba pela vagina afetando o útero ou o bebê.

Victor Campello explica, “o tampão mucoso é uma camada de proteção que o corpo desenvolve para o colo do útero no período da gestação. No momento em que é liberado, apresenta uma secreção muito espessa e um pouco de sangue. Isso pode representar que ocorreu dilatação do colo do útero e indicar a proximidade do parto”.

Uma forma de observação é deitar-se de lado e tossir, caso vaze algum líquido e não consiga controlar a saída, convém procurar um ginecologista.

Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos. Quando couberem cerca de 3 dedos, as mães podem pensar em ir para o hospital a dilatação deve estar em cerca de 5 centímetros. E quando couber apenas 1 dedo terá dilatação total.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

O tampão mucoso pode sair algumas semanas ou vários dias antes de você entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto. Em uma gravidez completa, o tampão mucoso sai durante o nono mês de gravidez.Se você acha que o tampão mucoso saiu antes de 37 semanas de gravidez, consulte seu médico.

Não esqueça de anotar o horário do início e do fim da contração, para calcular a duração e intervalo das contrações. Se neste período de uma hora você registrar duas, três ou mais contrações a cada 10 minutos, com duração de 40 segundos ou mais, é hora de ir para a maternidade.

A consistência é gelatinosa, como se fosse um muco nasal, e a secreção pode vir acompanhada de um pouco de sangue. O tampão mucoso é quase transparente (como uma clara de ovo), mas também às vezes apresenta aspecto esbranquiçado, amarelado, esverdeado, em tons de rosa e até mesmo de marrom.

Ao entrar em trabalho de parto, a mamãe sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.