Quando esfria em 2023?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O inverno começa nesta quarta-feira, dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina em 23 de setembro de 2023, às 3h50, no horário de Brasília.

O que se sabe: Esse é o primeiro registro de neve no Brasil no inverno de 2023 e o segundo do ano. A primeira vez que o fenômeno ocorreu foi em abril, também em Bom Jardim da Serra.

Assim, sob a regra de que um inverno rigoroso é aquele em que o frio é mais constante e forte, a estação em 2023 tem altíssima probabilidade de não ser rigorosa e, ao contrário, ter baixo número de episódios de ar polar intenso com predomínio de dias de marcas acima dos padrões climatológicos.

A primeira semana de julho deve trazer uma nova temperatura para a capital paulista. Publicado em 3 de julho de 2023 às, 15h13. Última atualização em 3 de julho de 2023 às, 15h24. A primeira semana de julho começou fria na capital paulista e deve permanecer assim.

Previsão para o inverno 2023 no Brasil
No modelo usado pelo Climatempo, a previsão é de temperaturas acima da média em todo o país. As exceções são para o interior de São Paulo, Minas Gerais e Bahia que devem apresentar variações dentro do que já é normal para a época.

A presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está deixando o começo de 2023 extremamente chuvoso em diversas regiões do país. Assim, os acumulados de chuva já estão próximos do esperado em diversas partes da região Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

O inverno tem início já nesta quarta-feira (21), às 11h58 (horário de Brasília) e termina em 23 de setembro de 2023, com o equinócio da primavera. A nova estação será um pouco mais quente e com predomínio de tempo seco em boa parte do Sudeste do país.

O verão 2024 se desenha muito quente com temperatura acima da média no Sul do país, com dias abafados, noites mais quentes e maior frequência de tempestades de verão. É elevado o risco de ondas de calor no Sul do Brasil no próximo verão, em particular no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e do Paraná.

No Brasil, a neve ocorre praticamente todos os anos nos planaltos dos estados da Região Sul, situada na zona temperada e com clima subtropical, enquanto que no resto do país, onde o clima é predominantemente tropical, é considerado um fenômeno raro ou mesmo inexistente.

21 de junho de 2023

O inverno no Hemisfério Sul começa no dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina no dia 23 de setembro, às 3h50 (horário de Brasília).

A serra de Santa Catarina registrou a primeira neve do inverno de 2023 nesta sexta-feira, 14. A nevasca aconteceu durante a madrugada nas cidades de Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, e foi filmada por moradores, que postaram vídeos nas redes sociais.

Conclusão. O equinócio de primavera ocorre em 20 de março de 2023 no Hemisfério Norte e em 23 de setembro de 2023 no Hemisfério Sul. Ele marca dia e noite de durações quase iguais, embora a quantidade de luz do dia seja ligeiramente maior. Em termos astronômicos, simboliza o primeiro dia da primavera.

Especial publicado na última semana pela MetSul Meteorologia mostrou as projeções de vários dos principais modelos climáticos internacionais apontando que a estação fria neste ano deve ter temperatura acima da média no Sul do Brasil e acima a muito acima da climatologia histórica no Centro do país.

Previsões científicas para 2023
Artigos científicos relacionados para 2023: Projeto de anticorpo generativo: quando a IA encontra o DNA. Fazendas solares flutuantes: o futuro da energia solar. Aprimorando a Terra com tecnologias espaciais: aplicando avanços no espaço na Terra.

Última atualização em 11 de julho de 2023 às, 14h29. O inverno começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho, exatamente às 11h58. A estação mais fria do ano vai até as 3h50 do dia 23 de setembro.

O inverno de 2023 no Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, se inicia às 11h58 do dia 21 de junho e termina às 3h50 do dia 23 de setembro, quando começa a primavera, pelo horário de Brasília.

Julho de 2023 indica que será o mês mais quente já registrado, aponta observatório. O mundo caminha para o mês de julho mais quente registrado até agora, informou nesta quarta-feira 19 à AFP o diretor do observatório do clima europeu Copernicus, Carlo Buontempo.