Quando engole parece que tem algo na garganta?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

LARINGE

  • Irritação da garganta que não passa.
  • Rouquidão e mudança de voz, que persistem por mais de 15 dias.
  • Aparecimento de nódulo no pescoço.
  • Tosse constante.
  • Dor ou dificuldade para engolir.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.

Garganta: sensação de sufocamento
Para algumas pessoas, os sintomas físicos de ansiedade estão concentrados na região da garganta: a incapacidade de engolir, respirar ou respirar normalmente. Algo como uma sensação desagradável de sufocamento.

Refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. Os alimentos mastigados na boca passam pela faringe, pelo esôfago (um tubo que desce pelo tórax na frente da coluna vertebral) e caem no estômago, situado no abdômen.

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.

A dor de garganta é um sintoma comum a muitas condições e doenças. Normalmente, é provocada por uma inflamação que atinge a faringe (faringite), mas pode afetar também a laringe (laringite) ou as amídalas (amidalite).

Quais são os principais sintomas do câncer de garganta?

  • Dificuldade para engolir;
  • Sensação de que há algo na garganta;
  • Irritação constante na garganta;
  • Caroço no pescoço;
  • Alteração na voz ou rouquidão;
  • Perda de peso sem razão nem dieta;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar.

Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide. Se você apresenta esses sinais e nunca procurou um endocrinologista, talvez esteja na hora.

Punção Aspirativa da Tireoide por Agulha Fina (PAAF)
É o exame mais efetivo para se determinar a natureza do nódulo tireoidiano. A punção de tireoide é indicada no caso de nódulos suspeitos.

Geralmente, pacientes com Covid-19 ficam com a saliva espessa quando desenvolvem quadros de desidratação. Portanto, não existe um remédio para saliva grossa. O ideal é aumentar a ingestão de líquido e procurar um médico o quanto antes para entender qual é a gravidade do seu caso e tratar da maneira mais adequada.

Como o corpo libera hormônios descontroladamente, a exemplo do cortisol e da adrenalina, afeta o sistema imunológico e reduz as defesas do organismo. Por conta do estresse, podem surgir aftas, herpes labial, boca seca, cáries, gengivite e bruxismo.

Mas quais são os sintomas?

  • Sensação de "bolo" na garganta.
  • Irritação na garganta e no pulmão.
  • Tosse seca e dor no peito.

1 – Estresse e ansiedade Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores, por exemplo.

Qual tratamento mais adequado? O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar.

A papilomatose laríngea é uma neoplasia benigna causada pela infecção por papiloma vírus humano (HPV). Sua incidência é caracterizada pela presença de lesões epiteliais verrucosas na região da laringe, gerando quadros progressivos de disfonia e dispnéia.

O HPV na boca ocorre devido ao contato da mucosa oral com o Papiloma vírus humano, por meio de contato direto com lesões feridas, que podem ocorrer durante o beijo ou o sexo. As feridas são mais comuns nos lábios e borda lateral da língua, embora qualquer área da superfície bucal possa ser afetada.

Mais artigos. A doença causada pelo vírus do papiloma humano (HPV) é uma afecção sexualmente transmissível bem comum, com taxa de infecção de cerca de 54,6% dentre os jovens de 16 a 25 anos no Brasil, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde. O HPV pode ser encontrado na área genital, além de boca e garganta.