Quando é um adjunto?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Assim, é chamado de adjunto adverbial o termo acessório da oração que possui valor adverbial e indica alguma circunstância do fato expresso pelo verbo, ou intensifica o sentido dele, de um adjetivo ou de um advérbio.

adjetivo Que se encontra unido, ligado ou próximo a; junto, pegado. Que tem capacidade para auxiliar, ajudar; assistente. substantivo masculino Aquele que auxilia outra pessoa hierarquicamente superior; assessor. Quem substitui outra pessoa exercendo a mesma função; suplente.

Apesar de ambos serem classificados como termos acessórios da oração, a diferença entre o adjunto adnominal e o adjunto adverbial está em suas respectivas funções: Adjunto adnominal: caracteriza um substantivo.
...
Adjunto adnominal e adverbial

  • Artigo.
  • Adjetivo.
  • Locução.
  • Numeral.
  • Pronome.

A classificação dos adjuntos adverbiais depende das circunstâncias que eles indicam. Há adjuntos adverbiais de: tempo, modo, finalidade, intensidade, causa, companhia, lugar, circunstância, assunto, concessão, conformidade, instrumento, negação, afirmação, dúvida, matéria, meio, argumento.

1 ligado. 2 auxiliar, ajudante, assessor, próximo. 3 substituto, suplente, auxiliar. 4 adstrito, ajuntado, anexo, apenso, coadunado, contíguo, junto, ligado, pegado, unido, associado.

Adjunto adnominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de alguém). Exemplo: Roubaram-me as chaves. Complemento nominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando complementarem o sentido de adjetivos, advérbios ou substantivos abstratos.

Adjunto adverbial é um termo acessório e aponta várias circunstâncias relacionadas ao verbo ou a uma oração. Podem exercer esse papel os advérbios, as locuções adverbiais ou os adjetivos com função adverbial. Assim, o adjunto adverbial pode indicar tempo, modo, lugar etc.

Podem ser classificados como: Advérbios de tempo. Advérbios de lugar. Advérbios de modo.

Termo que estabelece relação de lugar, comumente indicando onde, por onde, aonde, até onde etc.

Locuções adverbiais de tempo: logo mais, em breve, de manhã, mais tarde, para sempre, nunca mais, entre outros. Locuções adverbiais de modo: bem devagar, ao contrário, em detalhes, entre outros. Locuções adverbiais de intensidade: em excesso, de todo, muito menos, bem maior, entre outros.

A origem é a palavraadjunto”, do Latim ADJUNCTUS, formado por AD, “a”, mais JUNCTUS, “unido, junto, ligado”, de JUNGERE, “colocar lado a lado, jungir, unir”.

Exemplos de adjunto adnominal
O casaco verde é da Paula. Minha vizinha é uma pessoa simpática. Ele tem dez computadores velhos em casa. Eu prefiro um professor exigente.

O adjunto adnominal é um termo acessório da oração que especifica, explica ou determina um substantivo.
...
Exemplos de adjunto adnominal representado por locução adjetiva

  • Dias de inverno são ótimos para lermos livros.
  • O carro do Jonatas quebrou no meio da estrada.
  • A casa de madeira é mais frágil que a de cimento.

Diferenças entre adjunto adverbial e adjunto adnominal
O adjunto adverbial acompanha e classifica as circunstâncias em que ocorre a ação de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio na oração. O adjunto adnominal acompanha e ajuda a qualificar um nome, isto é, um substantivo.

O adjunto adnominal acompanha, qualifica, especifica ou quantifica o substantivo. Adjetivo, artigo, numeral e pronome podem exercer a função de adjunto adnominal. O predicativo qualifica o sujeito ou o objeto em uma oração.

O que é locução adverbial? Trata-se de uma expressão constituída de duas ou mais palavras que exercem alguma função adverbial (lugar, tempo, modo, dúvida, afirmação ou negação). A locução adverbial é a expressão formada por duas ou mais palavras que exercem função adverbial.

Deve-se ter claro, no entanto, que o objeto indireto é essencial para complementar o sentido de um verbo transitivo indireto, ao passo que o adjunto adverbial é elemento dispensável para a compreensão do sentido tanto de um verbo como de qualquer outro elemento ao qual se liga.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira.

Continuar lendo O que é o adjunto?