Quando é que o limite não existe?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Quando o limite tende a infinito ele não existe, logo esse limite aí não existe.

Na matemática, o limite tem o objetivo de determinar o comportamento de uma função à medida que ela se aproxima de alguns valores, sempre relacionando os pontos x e y.

Um limite nos diz o valor do qual uma função se aproxima conforme as entradas dessa função se aproximam cada vez mais de algum número. A ideia de um limite é a base de todo o cálculo.

1 ; 0 , 5 ; … ; 0 , 0 0 1 ; … ; 0 , 0 0 0 1 ; … Note que conforme n cresce, tendendo a infinito, o valor de 1 n vai se aproximando de zero. Onde se lê: o limite de 1 n quando n tende ao infinito é igual à zero, ou o limite da sequência é zero.

Os limites relacionam-se com a ideia de divisão e, em geral, são estabelecidos por acordos e tratados entre dois ou mais países. Por meio desses acordos, são criados os traçados, que podem ser definidos por características naturais ou artificiais.

A fórmula do limite inferior é igual a média ponderada, menos o desvio padrão adotado, vezes o valor do desvio padrão obtido pela fórmula. A fórmula do limite superior é igual a média ponderada, mais o desvio padrão adotado, vezes o valor do desvio padrão obtido pela fórmula.

Para ser um limite fundamental do 1° caso, devem acontecer duas condições: O valor da tendência deve ser tal que faça com que o arco do seno tenda a zero. A expressão algébrica do arco deve ser idêntica à expressão algébrica do denominador.

Um limite lateral é o valor do qual a função se aproxima conforme os valores de x se aproximam do limite por *apenas um dos lados*. Por exemplo, f(x)=|x|/x resulta em -1 para números negativos, 1 para números positivos, e é indefinida para 0.

O limite de uma constante é a própria constante.

f de a = 0 dividido por 0. O resultado está na forma indeterminada. Exemplo: limite de x ao quadrado menos x menos 2 dividido por x ao quadrado menos 2x menos 3 conforme x se aproxima de menos 1.

A derivada de uma função pode ser nula quando há um ponto de inflexão ( ponto de mudança da concavidade da curva ) com tangente paralela ao eixo OX.

Infinito mais um ou menos um não deixa de ser infinito. Mas então, é possível que um infinito seja maior que o outro? Talvez a ideia de infinito ainda não tenha ficado clara, então usemos um exemplo.

Ele corresponde ao valor total que poderá ser usado em compras e demais pagamentos. Vamos supor que o seu limite seja de R$ 2 mil. Na prática, isso significa que você tem essa quantia disponível no total para uso do cartão.

Tipos de limites. Podemos encontrar vários tipos de limites na literatura. Entretanto, aqui veremos apenas três tipos: limites laterais, limites indeterminados e limites infinitos.

O limite é indeterminado se o resultado do limite, somente substituindo o valor na função, não resulta em um número real. NOTA MENTAL: A indeterminação acontece sempre que há alguma operação envolvendo o infinito!

Nesse caso, o limite extra usado é chamado de limite emergencial. Após usá-lo, é preciso pagar uma taxa extra ao banco. Por isso, se você perceber que seu limite atual não tem sido suficiente, o melhor é solicitar uma ampliação. Assim, você vai evitar ficar pagando uma taxa pelo limite extra.

O limite do cartão de crédito é o valor estipulado pela empresa do cartão para que o cliente possa gastar até o fechamento da fatura. Basicamente, é o valor total do crédito que você tem para fazer suas compras no mês, sem ter de sacar dinheiro vivo para pagar na hora.

Geralmente, dizemos algo como cheguei ao meu limite quando esgotamos toda a fonte mental que nos concede paciência, serenidade e destreza para lidar com alguma situação que nos exige muita concentração e sapiência.

Agora calculamos os limites de controle, que tem a função de delimitar o quanto os dados coletados podem sair da média. Primeiro o limite inferior, expresso pela fórmula da média menos três vezes o desvio padrão. O limite superior, por sua vez, é a média mais três vezes o desvio padrão.