Quando é que o bebê vira de cabeça para baixo?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Mais frequentemente, o bebê vira-se a partir da 28ª semana. Até o trabalho de parto se iniciar, ainda é possível que o bebê atinja essa posição tão favorável. Mas existem algumas atitudes que podem ajudar a versão espontânea do feto no útero, induzindo a posição cefálica.

O exame de toque é a melhor maneira de definir se o bebê está realmente encaixado. O ultrassom apenas visualiza que a cabeça está muito baixa e difícil de ser medida. Alguns sintomas podem indicar que o bebê já encaixou. Pode haver uma melhora na respiração e na azia da mamãe.

Com quantas semanas o bebê encaixa? O encaixe do bebê – seja da cabeça ou das nádegas – na pelve materna geralmente ocorre na 36ª semana gestacional, mas existe a chance do encaixe acontecer mais tarde na gestação ou no decorrer do trabalho de parto.

Algumas mulheres podem sentir o bebê cair como um movimento repentino e perceptível. Outros podem não perceber que isso está acontecendo. Algumas mulheres podem perceber que o abdome se sente mais leve depois que o bebê caiu.

Desenvolvimento do bebê com 28 semanas de gestação
A posição do bebê com 28 semanas é cefálica, ou seja, quando ele está virado para baixo.

De lado (direito)
Assim como a posição de barriga para cima, essa pode também comprimir a veia cava da oxigenação. Pode trazer mal estar para mãe, e, ocasionalmente algum prejuízo para a oxigenação do bebê. Por isso, esta é uma posição a ser evitada, mas não abolida.

Durante a gravidez, o bebê geralmente vira de cabeça para baixo por volta da 32ª semana, mas isso também pode levar até 37 semanas. Esta posição é necessária para que o nascimento ocorra.

Além disso, existem alguns sintomas que indicam o bebê encaixado. Um deles é a melhora na respiração da mãe; outro, quando a mãe sente desconfortos e dificuldades de locomoção com frequência. Isso ocorre pois a bexiga fica ainda mais comprimida pela cabeça do bebê, diminuindo a capacidade de armazenamento da urina.

2A barriga da gestante é durinha, afinal o bebê está crescendo e vai ocupando cada vez mais espaço e fica mesmo apertadinho. 3As contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, acontecem por volta do 3º trimestre da gestação.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Dicas para ajudar o bebê a virar

  1. Faça atividades físicas. A movimentação do corpo durante as atividades físicas ajuda a afrouxar os tecidos que dão suporte ao útero. ...
  2. Sente-se de maneira adequada. ...
  3. Versão cefálica externa.

No oitavo mês, o bebê tende a se posicionar de cabeça para baixo. Como o período compreendido entre o início da gestação e o dia do parto tem cerca de 280 dias, podemos perceber que esse valor corresponde a 40 semanas.

Posição do Bebê no Útero
Nas 27 semanas de gravidez, o espaço uterino está cada vez mais apertado e o bebê pode estar acomodado em diversas posições como de lado, sentado ou já virado de ponta cabeça. Porém, isso não é motivo de preocupação, pois até o final da gestação ele poderá virar diversas vezes.

Esse período se inicia na semana 32 e vai até a semana 36.

O sétimo mês vai da semana 28 à semana 32. Ao final dessa fase, o bebê terá cerca de 2 kg e em torno de 40 cm — seu corpo está concluindo os passos finais do desenvolvimento, mas o crescimento continua até o parto.

Alguns exemplos de exercícios que devem ser evitados:

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.