Quando é que a obesidade é perigosa?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Quando atinge o Grau 3 (IMC acima de 40Kg/m2) , a doença também pode ser chamada de obesidade mórbida. Nesses casos, mudanças alimentares - tanto na qualidade dos alimentos como na quantidade da porção - e uma rotina intensa de exercícios físicos já não são suficientes para reverter o quadro.

O IMC estipulado como adequado é de 18,5 a 25. No novo estudo, os pesquisadores revisaram 51 pesquisas que associaram o IMC e o risco de morte por qualquer causa. Segundo os resultados, estar abaixo do peso ideal aumentou em 80% o risco de morte em um período de cinco anos, em comparação com estar com o peso adequado.

A pesquisa observou que pessoas com excesso de peso sentem mais dores do que pessoas com peso compatível. “Uma pessoa que está acima do peso ou, principalmente, obesa, está mais propensa, por exemplo, a ter problemas na coluna, nos joelhos e nos pés.

No dia-a-dia, consumir frutas, verduras, legumes, grãos integrais, castanhas, carnes magras, leites e derivados magros. Doces, frituras e guloseimas também podem fazer parte desta alimentação, desde que consumidos com moderação.

Excesso de peso é quando alguém que tem um IMC (Índice de Massa Corpórea) entre 25 e pouco menos de 30. Obeso é alguém que tem um IMC acima de 30.

Qual o peso ideal para 1,60 m? O peso ideal para 1,60 m deve ser entre 47,4 kg e 63,7 kg, isso de acordo com o índice de massa corporal. Essa é a faixa de peso ideal para 1,60 feminino, ou seja, com IMC entre 18,6 e 24,9 kg/m². Uma mulher com resultado menor ou maior que esse é considerada fora do peso saudável.

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, ...

O acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças, como:

  • Hipertensão arterial;
  • Aumento do colesterol e triglicérides;
  • Diabetes;
  • Apneia do sono;
  • Acúmulo de gordura no fígado;
  • Infarto do miocárdio;
  • Acidente vascular cerebral;

Considera-se como obesidade o IMC maior ou igual a 30 Kg/m2. A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40.

Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.

18.50 – 24.99: Peso Normal. 25.00 – 29.99: Pré-Obesidade. 30.00 – 34.99: Obesidade Grau I. 35.00 – 39.99: Obesidade Grau II.

Como emagrecer rápido: 13 dicas para perder peso de forma...

  1. Organize suas refeições. ...
  2. Reduza a quantidade e não exclua o alimento. ...
  3. Cuide com as bebidas. ...
  4. Inclua a canela nas refeições. ...
  5. Invista nas proteínas. ...
  6. Diminua o consumo de açúcar e farinhas refinadas.

O emagrecimento é preocupante quando o paciente perde, sem querer, mais de 5% do peso corporal em um período de 6 meses a 1 ano. Em pessoa com 70 kg, por exemplo, a perda é preocupante quando é maior que 3,5 kg, e em uma pessoa com 50 kg, a preocupação vem quando ela emagrece mais 2,5 kg sem querer.

O excesso de peso é caracterizado, principalmente, por uma maior pressão na região do abdômen, o que, consequentemente, aumenta a pressão nas veias dos membros inferiores (pernas). Logo, inicia-se a formação e a progressão da doença venosa crônica.

O SUS oferece tratamento não medicamentoso como orientação aos pacientes e familiares quanto a exercícios físicos e dieta, apoio profissional, cirurgia bariátrica e acompanha- mento pela Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas.