Quando é que a goiaba está madura?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quando está madura, a goiaba tem um cheiro bem pronunciado. A casca também muda de coloração: passa de uma tonalidade esverdeada para o amarelo, que depois ganha um tom mais rosado. Quando ela fica mais escura, significa que a fruta já entrou na fase de apodrecimento.

O ciclo vegetativo da goiabeira-serrana é bem definido: a brotação inicia em meados de setembro, a floração ocorre no período de outubro a janeiro e a frutificação se dá entre os meses de dezembro e março.

No Brasil, durante o clima seco, a safra de goiaba ocorre entre os meses de janeiro e abril, com maior concentração em fevereiro, época em que a fruta atinge os menores preços no mercado e a oferta é diversificada em volume e qualidade, por causa das chuvas que caem antes e durante o período da lavoura.

A dica é envolver a fruta em um jornal e deixá-la perto de algum local quente, como dentro do forno quando ele estiver desligado. Assim, você terá a combinação de dois fatores que fazem a fruta amadurecer mais rápido, que são impedir que o gás etileno se disperse e manter o alimento em um local quente.

Para conservar a goiaba, o recomendável é armazená-la na geladeira após lavar e secar, pois se estraga com facilidade. SAUDÁVEL - Quando não são consumidas logo, as goiabas começam a ficar passadas. Mesmo assim, servem para fazer doce. Em boas condições, as goiabas se conservam por uma semana na geladeira.

Para intensificar o efeito, você pode embrulhar as frutas em papel ou sacos plásticos perfurados, se possível, junto com um pedaço de fruta já madura, para concentrar o gás etileno.

Já os exemplos de frutos não-climatéricos, que não amadurecem depois de colhidos e por isso podem ser logo guardados na geladeira, são o abacaxi, figo, coco, carambola, framboesa, mirtilo, amora, laranja, limão, morango, cereja, tangerina e uva.

A goiaba pode ser consumida inteira, em sucos, vitaminas, compotas ou na forma de sorvete. Além disso, com as folhas também é possível preparar chás. A porção recomendada para consumo é de 1 unidade de cerca de 150 gramas por dia.

A goiaba estará madura e pronta para a colheita cerca de 20 a 28 semanas após a floração e polinização. Você pode colher a fruta em diferentes estágios de maturação.

A goiaba, quando cultivada sob irrigação, pode produzir mais de uma safra por ano e para que o produtor consiga concentrar a produção em determinadas épocas do ano, deverá realizar a poda total das plantas, encurtando todos os ramos do ano, deixando intactos de 12 a 15 ramos das goiabeiras.

A goiabeira começa a produzir com um ano a um ano e meio de idade, dependendo dos tratos culturais. Os frutos são bagos com tamanho, forma e coloração da polpa variá- veis, dependendo da cultivar.

Árvore mede 3-6m de altura. tronco tortuoso, liso, descamante e ramificado, de 20-30 cm de diâmetro e coloração castanho-avermelhada. folhas simples, elípticas, de coloração levemente avermelhada quando novas, tornando-se verde clara depois, pubescente quando jovens, e com nervuras bem marcadas.

Origem: América tropical. Características: a fruta tem forma arredondada ou ovoide, medindo de 5 cm a 10 cm. Externamente, quando madura, é amarela-esverdeada e muito aromática.

“A goiaba é fonte de vitamina C, potássio, cálcio e magnésio e, assim como outras frutas, é rica em compostos bioativos. Um deles é importante para o público masculino, o licopeno, que está associado à prevenção do câncer de próstata.

A grande quantidade de ferro e vitamina C ajuda a tratar infecções virais. No entanto, deve-se evitar consumir goiabas muito maduras se estiver com tosse ou resfriado, pois aí podem fazer o efeito contrário e agravar os problemas.

As sementes, distribuídas pela polpa, são comestíveis. Quando ainda está verde, a fruta é bastante firme e conforme amadurece se torna mais macia. As diferenças entre a variedade de polpa vermelha e a branca não estão só na cor: a goiaba de polpa branca possui uma quantidade bastante considerável de vitamina C.

Coloque a goiaba madura em um saco de papel ou plástico.
Veja se o saco está limpo e seco antes de colocar a goiaba nele. Partículas de sujeira e água também aceleram a maturação da fruta.

Goiaba: congele em suco ou em pedaços, com ou sem as sementes. Jabuticaba: prefira congelar inteira. Laranja: deve ser congelada em gomos, sem a pele branca e sem sementes, se preferir em forma de suco, esprema levemente, para que fique com mais gominhos.