Quando é preciso fazer biópsia da próstata?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A biópsia de próstata é recomendada em casos de aumento nos níveis de PSA e para pacientes com anormalidades no exame de toque retal (exame de próstata), fatores que podem sugerir a presença de câncer.

As indicações são: presença de nódulos prostáticos detectados no toque retal; níveis elevados de PSA (geralmente acima de 4,0 ng/mL)4(B) e, mais recentemente, indica-se também em pacien- tes mais jovens (com idade abaixo dos 55 anos) e que tenham PSA acima de 2,5 ng/mL4(B), e naqueles em que a densidade > 0,15 e a ...

Quando o PSA é preocupante? Quando o valor do PSA está acima de 4,0 ng/ml é um sinal de alerta, pois pode indicar a presença de um câncer de próstata ou de outra doença benigna, como a hiperplasia benigna. Nesses casos, devemos continuar a investigação para a identificação do diagnóstico.

Qual o repouso após uma biópsia de próstata? É recomendado repouso de 24 a 36 horas, evitando atividades físicas intensas, mas já é possível voltar às atividades cotidianas depois desse período.

Repouso relativo é indicado devendo-se evitar pegar peso ou exercícios físicos por 07 dias. Retorno ao trabalho geralmente ocorre de 1 a 5 dias. Medicações para dor ou antibióticos podem ser necessários a depender da evolução de cada paciente. É normal sangramento leve nas fezes, na urina ou no semem.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.

Até aos 50 anos: até 2,5 ng/ml. Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

A biópsia é recomendada em alguns casos de suspeita de doenças. O médico pode solicitar a retirada de uma amostra do seu tecido ou célula para auxiliar em um possível diagnóstico. Mesmo que pareça algo preocupante, é necessário dizer que grande parte dos procedimentos de biópsia são indolores e de baixo risco.

A biópsia é um exame simples, mas por ser invasivo alguns efeitos posteriores podem acontecer: Sangramento após biópsia de próstata: esse é um evento relativamente comum. Sangue na urina, no esperma ou até pelo ânus pode ser esperado até 30 dias após a realização do exame.

A análise da amostra retirada durante a biópsia visa confirmar (ou não) a presença do câncer, em caso positivo, determinar o tipo, por exemplo, se é adenocarcinoma, tumor carcinoide, tumor estromal gastrointestinal ou linfoma.

O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.

O câncer de próstata ocorre quando há uma multiplicação desordenada das células da próstata, culminando em tumor maligno que pode acometer apenas a glândula ou se estender local ou sistemicamente, que é o caso das metástases.

Quando o PSA alto está relacionado a uma infecção ou um aumento significativo da próstata, alguns sintomas podem surgir, como:

  • micção frequente;
  • vontade frequente de urinar;
  • jato fraco ou interrompido;
  • sangue na urina ou sêmen.

A sedação é realizada por um médico anestesista e o paciente deve apresentar-se em jejum nas 6 horas que antecedem o exame. Para se realizar este exame, um equipamento de ultrassom (sonda ou transdutor) acoplado a uma agulha de biópsia é introduzido no reto do paciente.

Os resultados de biópsias e citologias de rotina podem estar prontos em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório.

Normalmente não, já que a biópsia de pele é um procedimento pequeno — exceto para a retirada de tumores. Na maioria dos casos, o paciente já é liberado para fazer atividades cotidianas (que não exigem muito esforço físico e não apresentam risco para a recuperação da região) no mesmo dia.

As causas do câncer de próstata estão relacionadas com fatores genéticos, excesso de gordura corporal e o avanço da idade. Há também fatores ambientais que podem auxiliar no aparecimento da doença, como fumo e exposição a produtos químicos.

Durante uma biópsia de próstata, uma agulha é usada para coletar várias amostras de tecido de sua próstata. O procedimento é realizado por um médico especializado no sistema urinário e órgãos sexuais masculinos (urologista).

O câncer de próstata em estágio inicial, geralmente, não causa sintomas (ele demora, em média, quatro anos para começar a se manifestar).