Quando é porque surgem as frações?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Os egípcios, provavelmente, foram os primeiros a inserir as frações em seu sistema de numeração, mas outros povos antigos também o fizeram. E, assim como para os números inteiros, cada um tinha sua própria maneira de representar as frações. No Egito eram conhecidas apenas as frações unitárias.

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor. Uma fração é um número racional.

O uso de frações é frequente em nosso dia a dia: quando estamos fazendo receitas culinárias, quando vamos dividir a conta do restaurante com um grupo de amigos, quando observamos o tanque de gasolina de um veículo, entre outros diversos exemplos.

O ensino das frações no 4° ano do Ensino Fundamental é uma tarefa desafiadora, pois as crianças estão no início da aprendizagem de um novo conceito e, assim, como professoras, escutamos vários questionamentos dos alunos, principalmente, a respeito da compreensão de como dividir um inteiro em várias partes.

Porque frações fornecem um ambiente para se introduzir e se treinar generalizações e abstrações, essenciais para o aprendizado da álgebra. (Wu, 2001; Nunes, 2008).

A fração é uma representação da divisão entre dois números. O número que fica em cima é o numerador, e o número que fica embaixo é o denominador. A fração representa a parte de um todo. A fração é a representação de uma divisão ou de partes de um todo.

Uma fração é considerada própria quando o numerador é menor que o denominador e imprópria quando o numerador é maior que o denominador.
...
Tipos de fração

  • fração própria;
  • fração imprópria;
  • fração aparente;
  • fração irredutível;
  • fração mista.

Os numerais que representam números racionais não-negativos são as frações, que são formas matemáticas onde aparece um número que fica em cima de um traço (numerador) e outro número que fica embaixo do mesmo traço (denominador).

Como exemplo, temos: 0,5=5/10.

A classificação das frações distingue-as em três tipos: própria, imprópria e aparente.

Fração aparente
Quando em uma fração o numerador é múltiplo do denominador então esta é chamada de aparente. As frações aparentes são um caso particular das frações impróprias e seu valor é um número que pertence ao conjunto dos inteiros.

Os números fracionários, por sua vez, foram estabelecidos para contar as partes de um objeto, uma vez que o todo pode ser dividido em infinitas frações. Os números naturais e fracionários são conceitos antigos da matemática.

1 sobre 4, se lê um quarto;

  1. 1 sobre 5, se lê um quinto;
  2. 1 sobre 6, se lê um sexto;
  3. 1 sobre 10, se lê um décimo;
  4. 1 sobre 100, se lê um centésimo;
  5. 1 sobre 1000, se lê um milésimos.
  6. 2 sobre 15, se lê dois quinze avos;
  7. 5 sobre 186, se lê cinco, cento e oitenta e seis avos;