Quando é permitido negar atendimento?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Por outro lado, o atendimento pode ser recusado, claro, se não houver determinado produto em estoque, mão de obra suficiente para o serviço ou indisponibilidade do sistema, por exemplo. Também é possível recusar atendimento se o cliente pedir descontos que não fazem parte da política de preços da empresa.

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.

Assim, o médico somente é obrigado a atender um paciente em condições de urgência, ou de emergência, sob pena de omissão de socorro, sendo que caso não se caracterize esta situação, há a autonomia do médico, que tem a faculdade ética de atender - ou não- ao paciente.

  • Atendimento. ...
  • Estado de Saúde. ...
  • Sigilo profissional. ...
  • Tratamento e exames. ...
  • Medicamentos. ...
  • Clínicas e Hospitais. ...
  • Acompanhamento. ...
  • Declarações.

Para dar início ao processo, é importante procurar advogado ou a Defensoria Pública de seu estado, portando toda a documentação necessária (documentos pessoais, laudo médico indicando o tipo de internação/tratamento necessário, a urgência/emergência se houver).

Causar dano ao paciente, por ação ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência”.

Comunique a situação à direção técnica da instituição para que uma nova equipe assistencial seja providenciada. Faça um relatório detalhado de todo o histórico clínico e dos tratamentos realizados para que seja entregue pelo paciente ao médico responsável pela sequência do tratamento.

O paciente capaz que não apresente risco de morte iminente e esteja apto a expressar validamente a própria vontade poderá aceitar ou recusar o tratamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico que lhe for prescrito por profissional de saúde legalmente habilitado.

4 dicas de como dizer não educadamente para o cliente

  1. Justifique a negativa. ...
  2. Apresente alternativas e ofereça soluções. ...
  3. Seja educado, honesto e transparente. ...
  4. Se mostre disponível para atender o cliente no futuro.

Nova Lei do SAC
No dia 5 de abril de 2022, foi lançado o Decreto nº 11.034, que regulamenta a Lei do SAC (nº 8.078/90), substituindo o Decreto de 2008. Ele entrará em vigor a partir de outubro de 2022, 180 dias após a sua aprovação. O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos 10 anos.

A recusa terapêutica também não deve ser aceita pelo médico quando caracterizar abuso de direito, especialmente em situação que coloque em risco a saúde de terceiros ou seja doença com risco de contaminação.

em caso de risco relevante à saúde e em se tratando de paciente menor de idade ou adulto que não esteja no pleno uso de suas faculdades mentais, apregoa o art. 3º da precitada resolução, que o médico não deve aceitar a recusa, ainda que o paciente esteja representado ou assistido por terceiros.

Eu,_______________________________________________, CPF____________________, RG___________________, na qualidade de ( ) paciente ( ) responsável e representante legal (grau de parentesto:________________________) declaro que fui devidamente esclarecido pelo Médico Dr(a)_________________________ CRM______________, sobre ...

A lei estadual de São Paulo nº 10.241 promove diversos direitos do paciente e regulamenta o atendimento ao paciente. Os principais pontos envolvem o respeito à pessoa humana, além de algumas obrigações da instituição de saúde, como a identificação dos profissionais relacionados ao seu tratamento por meio de crachás.

Art. 196 da Constituição Federal: a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

O paciente tem direito a um atendimento digno, atencioso e respeitoso, sendo identificado e tratado pelo nome ou sobrenome. O paciente não pode ser identificado ou tratado por números, códigos, ou de modo genérico, desrespeitoso ou preconceituoso.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é responsável pelos atendimentos de rotina, como consultas com o clínico geral, tratamentos, vacinação, pré-natal, atendimento odontológico e acompanhamento de hipertensos e diabéticos. É a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sim. Para processar o médico, é necessário comprovar que o dano é decorrente de uma conduta médica e para processar o hospital é necessário demonstrar que o prejuízo é oriundo da falha de prestação de serviços.

O Código Penal, em seu artigo 135, descreve o delito de omissão de socorro, que consiste na atitude de deixar de socorrer pessoas em situação de vulnerabilidade, como crianças abandonadas ou perdidas, pessoas inválidas, com ferimentos, ou em situação de risco ou perigo.