Quando é o final da adolescência?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos.

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos. Apesar de ser um período desafiador para ambos, é essencial criar laços afetivos nesse momento para que os jovens encontrem nos pais a ajuda e conselhos necessários em uma fase de tantas descobertas.

“São consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.” - Aos adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos aplica-se o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13).

Você deixa de vez de ser um teen, mas ainda é jovem demais para ser visto como um adulto. É a fase que você toma as decisões mais importantes da sua vida, aquelas que vão decidir como você viverá nas próximas décadas. E mesmo assim, a sua maior preocupação no momento é: qual o rolê do final de semana.

Até o advento do Novo Código Civil de 2002, a maioridade civil era aos 21 anos. A partir de 2003, conforme artigo 3o do Código Civil: A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil”.

O novo Código Civil (Lei nº 10.406/02), em seu art. 5º, diminuiu a idade para aquisição da maioridade civil, de 21 para 18 anos.

Por norma a adolescência é dividida em três fases:

  • Adolescência precoce (dez aos 12 anos)
  • Adolescência média (13 aos 16 anos)
  • Adolescência tardia (acima dos 17)

Meninas sofrem mais
Porém, as meninas que repetiram de ano tinham um risco um pouco maior de sofrer bullying em comparação com os meninos. Entre as ofensas relatadas, estão ridicularização pública, ameaças, roubo de pertences e agressões físicas.

Do ponto de vista clássico, prolonga-se entre os 12 e os 22-25 anos de idade. Do ponto de vista biológico, a adolescência é marcada pelo início da puberdade e o fim do crescimento físico, com alterações ao nível dos órgãos sexuais e de características como a altura, o peso e a massa muscular.

A adolescência é caracterizada por mudanças biopsicossociais peculiares a cada um. Ser adolescente envolve, muitas vezes, sentimentos confusos, dúvidas, irritabilidade, ansiedade. Esta é uma parte normal e saudável de ser adolescente.

Em meninas, a puberdade ocorre entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é o surgimento de mamas (broto mamário). Em meninos, ocorre entre 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele.

Aos 21 anos chega-se a crise da identidade. O motivo central dessa fase é o mundo é verdadeiro. Os laços hereditários somáticos e anímicos devem estar totalmente transformados aos 21 anos.

Mas nesse período, já se possui algumas experiências acumuladas e as responsabilidades de uma vida adulta começam a surgir. Para uma empresa, os 21 anos significa maturidade. Muito já foi evoluído e há muita experiência para a conta. São mais de duas décadas de crescimento e isso por si só já é uma vitória.

O aumento da cobrança nesta idade ganhou o nome de "crise dos 25", momento no qual jovens relatam aumento da ansiedade e das incertezas na vida pessoal e profissional. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, 75% das pessoas de 25 a 33 anos já passaram por essa crise.

"Segundo o nosso Código Civil a idade para que qualquer pessoa possa casa é de 16 anos", esclarece. Ela ressalta ainda que no Brasil a maioridade civil é da pessoa que tem mais de 18 anos. "Especificamente para o casamento o menor de 18 pode contrair núpcias se for maior de 16 e ter a autorização dos pais."

Nossa lei penal estabelece uma idade mínima para relações íntimas, que é quatorze anos, nos termos do artigo 217-A do Código Penal. Ter relações com uma pessoa mais jovem que isso configura o delito de “estupro de vulnerável”, com pena de oito a quinze anos de reclusão.

Se relacionar com pessoa menor de quatorze anos é crime, porque se entende que essa menina ou menino não tem consciência total do que está fazendo. Assim, se alguém com mais de dezoito anos mantiver um relacionamento amoroso com menor de quatorze anos, seja longo ou passageiro, se presume a ocorrência de estupro.