Quando é necessário fazer radioterapia?

Perguntado por: rmaciel . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Para que a radioterapia é indicada? A radioterapia é indicada, normalmente, nos casos em que os tumores são muito grandes, agressivos e não podem ser operados. No entanto, também pode ser uma alternativa nos casos mais brandos, nos quais o problema é localizado e ainda não se espalhou.

Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.

As sessões de tratamento geralmente são realizadas em ambulatório, sem necessidade de internação e levam, normalmente, em menos de uma hora. É possível deixar o local de tratamento mais rapidamente, às vezes, em menos de 15 minutos após o término da sessão.

Os efeitos colaterais da radioterapia na região do abdômen podem incluir: problemas na pele, perda de pelo do corpo, náuseas e vômitos, indigestão, gases, perda de apetite, diarreia ou constipação, úlceras estomacais, enterite por radioterapia e problemas renais.

Apesar de técnicas modernas terem reduzido as desvantagens, a radioterapia também apresenta possíveis efeitos negativos como:

  • Ardência para urinar;
  • Complicações retais tardias;
  • Sangramento nas fezes;
  • Tempo relativamente longo do curso da radioterapia externa convencional, em torno de 36 a 40 dias úteis.

Durante o período de tratamento de câncer, a prioridade sempre deve ser o bem-estar do paciente. Os efeitos desse processo muitas vezes podem debilitar o funcionário. Isso, portanto, exige respeito ao tempo de descanso e repouso.

A dose de radiação, o tipo de radiação, e o local da aplicação da radiação podem levar a efeitos colaterais que incluem irritação da pele, dor, fadiga, anemia, risco de infecções, alterações pulmonares, dentre outros.

A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade. Já na radioterapia os efeitos estão mais relacionados com a área que está sendo tratada.

O paciente pode ficar tranquilo porque sua família, amigos e colegas de trabalho não estarão expostos a nenhum tipo de radiação”, ensina Ferrigno.

Quando se trata de estágios iniciais da doença, os pacientes frequentemente se dão bem com qualquer uma, braquiterapia ou radioterapia por feixe externo. As taxas de sucesso, de cerca de 90% ou mais, podem ser alcançadas com ambas.

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.

No geral, as sessões de radioterapia são realizadas de segunda a sexta-feira, por seis a sete semanas. Em média, cada sessão de radioterapia dura vinte minutos.

O tratamento particular da radioterapia custa de R$ 4 mil a R$ 12 mil. As sessões são diárias e duram cerca de 20 minutos. Durante dois anos, vários pacientes buscaram tratamento em São Paulo, como é o caso do aposentado Jairo Cobianchi. "Eu ia e voltava de trem.

Dependendo da maneira como é aplicada, a radioterapia pode ser interna, conhecida como braquiterapia, em que fontes de radiação são colocadas dentro do tumor ou ao seu redor, podendo assim permanecer temporária ou permanentemente; ou externa, a teleterapia, quando a fonte produtora de radiação está distante do paciente ...

A radioterapia pode não ser recomendada se o/a paciente:

  • Já tiver feito radioterapia prévia na mama.
  • Tiver alguma doença que apresente maior sensibilidade aos efeitos da radiação, como alguns casos de Lupus Eritematoso sistêmico, esclerodermia e outros.
  • Estiver grávida.

No momento da aplicação, a equipe de radioterapia posiciona o paciente (geralmente deitado) e o equipamento de forma que a radiação seja aplicada diretamente sobre a região do tumor. As sessões são feitas todos os dias e sua duração é variada, conforme a necessidade do tratamento.

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Radioterapia é considerada tão eficaz quanto cirurgia no combate ao câncer de próstata. Tão eficaz quanto o tratamento cirúrgico, a radioterapia tem se mostrado uma aliada no combate ao câncer de próstata, que se descoberto ainda na fase inicial, tem até 90% de chances de cura.

Quanto tempo dura uma sessão de radioterapia? Embora o número de tratamentos administrados varia dependendo do tipo de tumor, estado de saúde geral do paciente e da técnica de radiação utilizada, os tratamentos são normalmente realizados cinco dias por semana durante seis a sete semanas.

Evite alimentos muito quentes ou gelados, condimentos fortes (pimenta, catchup, mostarda, molho inglês, etc.) e diminua o sal nas receitas. O sorvete pode ser um saboroso anestésico, além de aliviar o gosto da quimioterapia que pode ficar na boca após as sessões. Os de massa, de preferência de frutas, são bem-vindos.

Quem tem neoplasia maligna (câncer maligno com possibilidade de metástase) tem direito à aposentadoria por invalidez. Vale lembrar que, para ter o benefício, é necessário comprovar: qualidade de segurado, carência e invalidez.