Quando é multiplicação soma os expoentes?

Perguntado por: msantana . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Em uma multiplicação de potências com a mesma base, conservamos a base e somamos os expoentes.

Para multiplicar potências com bases e expoentes diferentes, como esta: Devemos transformar a potência com maior base, neste caso, para que fique igual à base de menor valor: Comece resolvendo a potência que você quer transformar.

São elas: multiplicação de potência de mesma base, divisão de potência de mesma base, potência de potência, potência do produto e potência do quociente.

As propriedades da multiplicação dos números inteiros são: comutativa, associativa, elemento neutro e distributiva.

Quais são os tipos de potência elétrica que existem? A tensão e a corrente elétrica agem de formas distintas em circuitos de corrente contínua (CC) ou corrente alternada (CA). Desse modo, pode-se dizer que há 3 tipos de potência elétrica: aparente, reativa e ativa.

Existem algumas propriedades na adição, são elas: comutativa, associativa, existência de um elemento neutro, e existência de um elemento oposto.

Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.

Potência de expoente zero.
Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1.

Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente. Quando uma potência tem expoente 2 ou 3 costuma ser lida de forma especial.

Para multiplicar duas potências com os expoentes iguais e bases diferentes, mantém-se o expoente e multiplicam-se as bases.

A base é um número qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 1. Sempre que o expoente for igual a 1, o resultado será igual à base. A base é um número qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 0. Sempre que o expoente for igual a zero, o seu resultado será igual a 1.

Quando uma potência possui expoente negativo, a propriedade usada para calculá-la é a seguinte: Essa propriedade geralmente é lida da seguinte maneira: quando uma potência possui expoente negativo, inverta sua base e também o sinal do expoente.

Quando você eleva a 3, está multiplicando o número por ele mesmo três vezes. Então, 5 vezes 3, você já viu antes, é 15. Mas, 5 ao cubo, 5 vezes ele mesmo três vezes, é igual a 5 vezes 5, que é 25. Então, 25 vezes 5 é 125.

Exemplos de Potenciação
Logo, A expressão 52 equivale a 25.

Com isso, isso indica que o número 3 está sendo multiplicado por ele mesmo por 3 vezes. Portanto, o resultado da potência 3³ é igual a 27.

As potências de base 10 são formadas pelo algarismo 1 seguido de zeros da quantidade do número do expoente. Se quisermos representar a potência de 1025, teremos o número 1 seguido de vinte e cinco zeros. Portanto, a potência 10n é formada pelo algarismo 1 seguido de n-vezes o algarismo 0.