Quando é indicado polissonografia?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Polissonografia é o exame indolor responsável por avaliar a qualidade do sono e identificar complicações. É indicado principalmente para pessoas que apresentam sonolência excessiva, roncos exarcebados e noites mal dormidas frequentes.

Pode custar entre R$ 600 e R$ 1200, em média, de acordo com a unidade de saúde e conforme a localidade na qual o teste é realizado. A complexidade da polissonografia, determinada pela quantidade de sistemas e funções monitorados, também impacta no preço do procedimento.

- Nenhum tipo de maquiagem ou creme deve ser usado no dia do exame, nem mesmo esmalte nas unhas das mãos. - Na data agendada para a realização da polissonografia, o cliente não pode dormir durante o dia. Da mesma forma, precisa evitar o consumo de bebidas alcoólicas, chá, café e refrigerantes.

actigrafia

A actigrafia é usada para analisar os ciclos de sono e despertar de uma pessoa. No geral, o actígrafo fica com o paciente por um período de uma a quatro semanas, permitindo uma análise a longo prazo e contínua, diferentemente da polissonografia que é feita em apenas uma noite.

O exame de polissonografia é feito em consultório médico (ou em domicílio) e consegue avaliar as atividades cerebrais e musculares, o fluxo de ar pelo nariz e pela boca, esforços respiratórios e o movimento dos olhos enquanto o paciente está dormindo.

Tipos de Insônia - Classificação
Uma das formas que temos para classificar a insônia é pelo momento em que a dificuldade em dormir se manifesta. Sendo assim podemos dividir em 3 momentos, ou 3 tipos de insônia: insônia inicial, insônia de manutenção e insônia terminal.

Traga roupas confortáveis para dormir, sem elásticos nos tornozelos. Em caso de gripe, tosse ou febre, o exame deve ser reagendado, a não ser que o médico solicitante informe ao Instituto Brasileiro do Sono sobre a necessidade de realizar a polissonografia mesmo nessas circunstâncias.

Em alguns casos, pode ser feita a polissonografia domiciliar, tecnologia relativamente nova que leva o teste à casa de quem não consegue dormir fora, por exemplo. O exame dura o mesmo tempo de uma noite de sono. Ou seja, oito horas em média (entendeu o recado?!).

Pode levantar para ir ao banheiro durante o exame de polissonografia? Sim, é possível levantar para ir ao banheiro, sem nenhum problema.

O exame domiciliar pode ser realizado em dois tipos: A polissonografia Tipo 2 ou Rastreio Apneia (Tipo 3). A polissonografia tipo 2 é similar à realizada no laboratório, porém sem o monitoramento contínuo de um técnico durante a noite.

A polissonografia é um dos principais exames realizados pela especialidade Medicina do Sono. O paciente é monitorado por eletrodos durante o sono, medindo a atividade cerebral e outros dados, como a quantidade de oxigênio inalada.

A polissonografia pelo SUS precisará ser feita no hospital do SUS que disponibilizará o recurso em sua região. É válido ressaltar que os pacientes do sistema público de saúde não conseguem realizar agendamento por conta própria.

Você precisa retornar ao seu médico antes desse período para completar o raciocínio diagnóstico e receber o tratamento adequado.

Apneia do sono: quais são os sintomas?

  1. Ronco alto e forte.
  2. Dor de cabeça ao acordar.
  3. Insônia.
  4. Sonolência diurna.
  5. Cansaço excessivo.
  6. Boca seca.
  7. Mau humor.
  8. Impotência sexual.

A síndrome do sono insuficiente ocorre quando a pessoa encurta de forma repetida e voluntária o tempo de sono necessário para manter o nível adequado de alerta durante a vigília. Para isso, a pessoa usa artifícios como despertador ou ser acordada por terceiros.

MELAT - MELATONINA SÉRICA. Para amostra noturna a coleta deve ser realizada entre 0:00 e 4:00 horas.

Polissonografia é um exame que faz o registro completo da atividade elétrica cerebral, da respiração e de sinais indicativos de relaxamento muscular, movimentos oculares, oxigenação sanguínea, batimento cardíaco, conforme o objetivo do estudo do sono.