Quando é indicado cirurgia para sinusite?

Perguntado por: asales . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Muitos especialistas recomendam a intervenção cirúrgica quando a sinusite é causada por alguma alteração anatômica no nariz. Em casos como esses, o procedimento possibilita a drenagem das secreções acumuladas no interior do nariz e recupera o funcionamento adequado do canal nasal.

O preço da sinusectomia é influenciado pela extensão dos procedimentos necessários, bem como se esta ou não associado a outras cirurgias — como quebra do osso nasal, correção do desvio de septo e outras — mas, em geral, no ano de 2023, os custos variam entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, em média, caso o procedimento seja ...

Está indicada na sinusite crônica de forma complementar ao tratamento medicamentoso como forma de aliviar principalmente os sintomas de obstrução nasal (=nariz entupido) e hiposmia (=dificuldade de sentir cheiros ou sabores). Anestesia: geral. Duração: varia de 2 a 3 horas.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Embora assustadora, a sinusite que evolui para óbito é rara. “Não é comum, porque mais de 80% dos quadros de sinusite são virais, e não tem essa progressão. No caso das bacterianas, uma porcentagem pequena vai evoluir para um abscesso orbital ou meningite, que é algo mais grave”, diz o especialista.

Nas sinusites crônicas, a terapia clínica, com corticóides tópicos, sistêmicos e antialérgicos, pode apresentar resposta em alguns pacientes. Porém, na maioria dos casos, a conduta cirúrgica para remoção do fator obstrutivo é a única alternativa para promover a melhora e reduzir a possibilidade de retorno da doença.

Geralmente, os pacientes podem retornar às suas atividades normais dentro de 7 a 10 dias após a cirurgia.

Inchaço e desconforto: É comum que os pacientes apresentem algum inchaço e desconforto no rosto após a cirurgia de sinusite. Esses sintomas geralmente melhoram dentro de uma semana, mas podem durar mais tempo em alguns casos.

O exame de nasofibrolaringoscopia consiste no uso de um tubo fino e flexível (endoscópio) com uma luz de fibra óptica na ponta. Ele é inserido pelo nariz e permite a visualização das cavidades nasais.

Geralmente, é causada por vírus, bactérias ou fungos, e pode ser classificada em aguda, subaguda, crônica ou recorrente. Os sintomas incluem dor de cabeça, congestão nasal, secreção nasal espessa, perda do olfato, dor facial e febre.

Os sintomas incluem congestão nasal, dor de cabeça, dor facial, secreção nasal espessa e amarelada ou esverdeada, perda de olfato, tosse e fadiga.

Analgésicos

  • dipirona.
  • paracetamol.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Entenda os possíveis efeitos colaterais e complicações. Os riscos de uma sinusectomia incluem infecção, sangramento, reação adversa à anestesia, lesão no olho ou nervo óptico, vazamento de líquido cefalorraquidiano e recorrência da doença sinusal.

A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).