Quando é indicado a gasometria arterial?

Perguntado por: acurado9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

De acordo com o portal Lab Tests On-Line, o exame de Gasometria é solicitado quando há problemas respiratórios, como falta de ar ou alterações na frequência de respiração, e distúrbios metabólicos, que causam o desequilíbrio ácido-base no sangue.

A gasometria é um exame de sangue feito através da coleta de sangue arterial, com objetivo de analisar os gases presentes, suas distribuições, o pH e o equilíbrio ácido-base no sangue.

Quase não há complicações com a gasometria. A contraindicação maior do exame é a presença de doença arterial periférica grave que dificulte ou impeça a pulsação arterial.

Pelo exposto, a gasometria arterial, por sua complexidade e riscos na realização e, sobretudo, interpretação, conduta do paciente e responsabilidade ético-profissional, deve ser indicada e interpretada por médicos. Portanto, não podendo a solicitação de gasometria ser feita por fisioterapeuta.

Oximetria é um exame capaz de medir a saturação de oxigênio do sangue, ou seja a porcentagem de oxigênio que está sendo transportado na circulação sanguínea.

O exame de gasometria venosa serve para pacientes com doenças renais e pulmonares. Além disso, ele é útil para monitorar pessoas internados em unidade de terapia intensiva. Dessa forma, é possível verificar os níveis de gases presentes no sangue do paciente.

Na forma aguda, a pessoa pode sentir falta de ar extremamente incapacitante, palpitação cardíaca, tontura e desmaio. Em casos mais graves, pode levar a crises convulsivas, parada cardíaca e até mesmo a óbito.

Os parâmetros avaliados na gasometria arterial geralmente incluem pH, pressão parcial de O2 (PaO2), pressão parcial de CO2 (PaCO2), concentração de íon bicabornato (HCO3-), excesso de base (BE) e saturação periférica de O2 (SatO2).

Exame Laboratorial Gasometria é um grupo de exames feitos em conjunto que medem o pH e as quantidades de oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) no sangue. Em geral, é usado sangue arterial.

A gasometria arterial tem grande importância, sendo muito utilizada pela equipe médica e de enfermagem em pacientes atendidos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), pois são beneficiados pela medição dos gases arteriais, principalmente na ausência de monitorização como a capnografia e a oximetria.

Este exame não necessita de jejum.

Possíveis complicações e riscos
Há poucas chances de complicação na retirada de uma amostra de sangue arterial. Entretanto, você pode ficar com um pequeno hematoma no local, além de sentir tonturas, desmaios ou náuseas enquanto o sangue está sendo retirado a partir de sua artéria.

As contraindicações da punção arterial para fins de gasometria são: doença vascular periférica; doenças hemorrágicas ou uso de anticoagulantes e trombolíticos; áreas infectadas e queimaduras nos locais de punção (Dias et al, 2006).

A gasometria arterial é um exame que mede as quantidades de oxigênio e gás carbônico no sangue. Dessa forma, os parâmetros do teste auxiliam a equipe médica a acompanhar a evolução de um tratamento ou diagnosticar doenças respiratórias, vasculares, infecções, entre outras.