Quando é indicada a imobilização?

Perguntado por: mguedes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

A medida deve ser adotada sempre que suspeitar de uma fratura, observar inchaço na região, dificuldade de mover o membro etc., buscando sempre o atendimento médico. O membro imobilizado deve ser tratado com cautela.

No geral, as talas são mais utilizadas na urgência por permitir que o inchaço que segue uma fratura se acomode sem causar compressão nos tecidos. Quando é necessário o alinhamento dos ossos (redução da fratura), o gesso circular ajuda na manutenção do posicionamento dos fragmentos.

É um item fundamental para o socorro de acidentados e a para auxiliar na recuperação de algumas lesões ou fraturas. As talas são utilizadas pelos socorristas ou recomendadas por médicos, de acordo com a necessidade do indivíduo. Ela pode ser improvisada com madeira e similares em casos de emergência.

Várias formas de imobilização são utilizadas, como as órteses (robofoot, imobilizadores de lona etc.), as talas gessadas, onde apenas uma parte da imobilização tem gesso e o restante é circulado com faixa elástica (FIGURA 2) e o gesso propriamente dito que circula todo o membro.

O tempo de imobilização também depende, pois varia quando tem ou não fratura. Pode-se colocar algo em torno de, pelo menos, 21 dias”.

Se uma fratura não envolver a placa de crescimento, ela pode estimular o crescimento do osso a partir do próprio local da fratura.

Um importante indicador para instituições financeiras é o Índice de Imobilização. Este mede o quanto a instituição tem de seu capital próprio investidos em ativos imobilizados, como veículos e imóveis. Estes ativos, por apresentarem baixa liquidez, restringem a agilidade do banco para honrar com suas obrigações.

Saiba agora quais são os tipos de fraturas mais comuns, que podem ocorrer!

  • Traumáticas e patológicas. Geralmente, esses tipos de fratura ocorrem quando se tem um problema de saúde subjacente, como osteoporose. ...
  • Estresse ou fadiga. ...
  • Simples. ...
  • Expostas. ...
  • Complicadas. ...
  • Completas. ...
  • Incompletas. ...
  • Fratura por compressão.

Gesso rodado
Essa estrutura do gesso fechado é composta por uma malha tubular de algodão, algodão ortopédico e, por fim, o próprio gesso, que é aplicado ainda molhado, para que seja possível moldá-lo na região lesionada. Uma vez que essa bandagem seca, ela se torna resistente, impedindo o movimento do membro.

O primeiro é o “gesso fechado”, composto por uma camada de gesso com algodão ortopédico que é aplicado no membro, formando uma cobertura branca, rígida e circular em todo o membro. O segundo, a “tala gessada”, composta de uma porção de gesso coberta de algodão que é colocada no membro com auxílio de ataduras de crepom.

Atualmente, está crescendo o desenvolvimento de talas de plástico (também chamadas de órteses) que também são imobilizadoras, e em alguns casos pode substituir o gesso! Além disso elas são resistentes, leves e retiráveis.

Sempre que houver a suspeita de fratura ou qualquer outra lesão em um membro, é importante imobilizá-lo quanto antes. Ações precipitadas ou incorretas podem piorar a situação e agravar o trauma, enquanto vai ao pronto socorro.

As fraturas geram sinais e sintomas muito característicos, entre eles:

  1. dor intensa e inchaço no local fraturado;
  2. incapacidade parcial ou total de mexer o membro fraturado;
  3. deformidade, hematomas e ferimentos no local;
  4. dormência, formigamento e estalos na área da fratura.

Segundo o médico Cindy Bir, da Universidade da Califórnia, uma força de 3.300 newtons – ou 336,5 quilogramas/força, sendo que um 1 quilograma/força é a unidade de força que equivale a 1 quilo – tem uma em quatro chances e quebrar uma costela de uma pessoa, enquanto para um fêmur a força tipicamente necessária é de ...

Para imobilizar use talas de papelão, jornais dobrados, cabos de vassoura, bengalas, galhos de árvore etc. As talas deverão ter comprimento suficiente para ultrapassar e imobilizar (tirar o movimento) duas articulações (juntas), acima e abaixo da fratura. ou gaze, para evitar ferimentos na pele.

Mobilizar significa colocar em ação (recursos, pessoas); convocar, recrutar; ato que resulta em uma mobilização. Importa também mobilizar e informar a sociedade. Isso é um pretexto para mobilizar as suas tropas contra o estado. Imobilizar significa fazer parar; tornar(-se) imóvel; não deixar progredir; paralisar.

Técnicas de Imobilização do Judô Um dos objetivos da luta é imobilizar o adversário. Ossaekomi-waza são as técnicas de imobilização.