Quando é dígrafo ou ditongo?

Perguntado por: ivieira3 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

QU. Apenas é dígrafo quando a vogal u não é pronunciada. Forma um ditongo com a vogal seguinte quando a vogal u é pronunciada.

Dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som. Os dígrafos podem ser vocálicos (representando sons de vogais) ou consonantais (representando sons de consoante). No entanto, não devem ser confundidos com encontro consonantal e nem com encontro vocálico.

Ditongo: é a junção de uma vogal + uma semivogal (ditongo decrescente), ou vice-versa (ditongo crescente), na mesma sílaba. Ex.: noite (ditongo decrescente), quase (ditongo crescente). Hiato: é a junção de duas vogais pronunciadas separadamente, formando sílabas distintas.

Sc é um dígrafo quando seguido das vogais e ou i. Representa um único som, assumindo o valor fonético /s/: nascer, piscina, descida. Sc é um encontro consonantal quando seguido das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l.

Temos, em “água”, 4 letras e 4 fonemas. Já em gui- tarra = /gitara/ - não pronunciamos o “u”, então temos dí- grafo [aliás, dois dígrafos: “gu” e “rr”]. Portanto: 8 letras e 6 fonemas). Assim como existem duas letras que representam um só fonema (os dígrafos), existem letras que representam dois fonemas.

SC - escada, escalada, fusca, escama; XC - exclamar, exclusivo, excluir; Obs.: As letras GU e QU só serão dígrafos quando, seguidas por E ou I, o U não for pronunciado.

O dígrafo pode ser consonantal ou vocálico, mas se distingue do encontro consonantal. Duas letras precisam se unir para formar um dígrafo. Quando duas letras se juntam para formar um único som, temos o dígrafo. Por isso, podemos afirmar que, na palavra “guerra”, há dois dígrafos: “gu” e “rr”.

- L no dígrafo LH: milho, trilha, toalha, aparelho, bilhete, agasalho, batalha, colher, olhos, orelha, mulher, malhado, malha, batalha, coelho, joelho, lhama.

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba (cai-xa, de-grau, sé-rie). Quando fazemos a separação das sílabas, a vogal e a semivogal não se separam. Se elas se separassem não seriam ditongos.

Dígrafo consonantal
Os principais são: ch, lh, nh, rr, ss, sc (antes de E ou I), sç (antes de A ou O), xc (antes de E ou I), gu (antes de E ou I) e qu (antes de E ou I). É importante frisar que gu e qu são dígrafos se seguidos de e ou i.

Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. Exemplos: moeda (mo-e-da), piada (pi-a-da), piolho (pi-o-lho). Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão).

O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes de uma mesma palavra. Difere-se do ditongo, em que as vogais permanecem na mesma sílaba. O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes.

SÇ é um dígrafo consonantal, uma vez que representa um único som consonantal, equivalente a /s/. Nos dígrafos, cada consoante perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência de duas consoantes forma um único som, representando apenas um fonema.

XC. É dígrafo quando a consoante c soa como s mas é encontro consonantal quando a consoante c soa como k. Dígrafo: exceção, excelente. Encontro consonantal: exclamar, excursão.

Resposta: Se as duas letras tiverem um som só, formam dígrafo, como em descer, piscina, etc. Se possuírem dois sons, como em asco, disco, etc., formam encontro consonantal.

Já em nascer, há um dígrafo, pois sc tem um som só: s.

No dígrafo, as duas letras ficam juntas, mas possuem o som de uma letra só. Já no encontro consonantal, duas consoantes ficam juntas, mas cada uma produz o seu próprio som. Ao ser pronunciada a palavra, é possível compreender o som das duas letras.

Dígrafos Consonantais: São aqueles em que duas letras representam um som consonantal. Exemplos incluem: ch (chapéu), lh (filho), nh (sonho), rr (carro), ss (passo), qu (quando, quando precedido por "e" ou "i"), gu (guerra, quando precedido por "e" ou "i"), sc (nascer), sç (cresça), xc (excelência), xs (próximo).

SC: nascer, descer, piscina. SÇ: nasço, desço, cresça. XC: exceção, excesso, excelente.