Quando é definido o cabelo do bebê?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

A queda de cabelo dos bebês pode começar logo após o nascimento da criança, e geralmente se estende até os seis meses de idade, quando os fios de cabelo definitivos, mais firmes, longos e grossos começam a nascer.

Entre 26 e 28 semanas já é possível ver cabelo do bebê pelo ultrassom. Inclusive nessa fase já conseguimos ver se ele tem muito ou pouco cabelo e mais pra frente visualizamos se ele será cabeludo. Os cabelos do bebe já têm uma coloração definida. Mas essa característica pode mudar quando a criança nascer.

Muitas mamães e papais ainda acreditam na famosa lenda de que não deve cortar o cabelo do bebê até que ele complete um ano de vida, porque os fios perderão força ou demorarão mais para se desenvolver. Mas como vivemos em um mundo moderno, é claro que não devemos acreditar em premonições infundadas.

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

E para que os fios dos pequenos de cabelo liso não fiquem rebeldes, a dica é usar o JOHNSON'S® baby Shampoo Cuidado anti-frizz. Com mel e germe de trigo, ele combina a suavidade dos dois ingredientes, nutrindo e fortalecendo os cabelos lisos e os deixando mais brilhantes e fáceis de pentear.

Se os pais tiverem um dos avós com olhos azuis, as chances de terem um bebê de olhos azuis sobem um pouco; 4. Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, as probabilidades são maiores da criança ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós; 5.

O cabelo cacheado pode ficar liso com o tempo? O que pode fazer com que cabelos cacheados se tornem lisos é a exposição a tratamentos químicos e calor, como chapinha e secador, que podem ser capazes de alterar a estrutura dos cachos.

Em seus primeiros meses de vida, os bebês podem fazer isso como uma de suas diversas maneiras de explorar o mundo a sua volta. “O bebê vai se fascinar por tudo que é desconhecido, o cabelo da mãe tem um movimento que chama a atenção do bebê.

O fio cresce a partir de um folículo abaixo do couro cabeludo, que não é afetado pelo que fazemos na superfície da cabeça. “Na raspagem, o corte ocorre no meio da haste, onde é mais espesso. Por isso, temos a impressão de que o cabelo engrossa”, explica Caroline Assed Saad, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Com o tempo, os fios vão ficando ressecados e podem surgir pontas duplas, por isso, é importante aparar as pontinhas para manter as madeixas saudáveis. Isso pode ser feito a cada 3 meses ou sempre que começarem a surgir pontas duplas.

O ideal é cortar as unhas da criança a partir do décimo dia de vida, pois elas já estarão mais resistentes e isso evitará ferimentos. Para cortá-las de forma segura e confortável, busque um ambiente iluminado e conte com a ajuda de alguém calmo e tranquilo, para segurar as mãozinhas do bebê. Isso facilitará o corte.

Bebê com icterícia fica vermelho? Segundo a Dra. Juliana Sobral “a icterícia neonatal deixa a pele apenas amarela. O que acontece é que quando o bebê é muito vermelhinho ao nascer, o que chamamos de pletora, ele tem mais risco de ter icterícia".

No decorrer dos seis primeiros meses de vida a produção de melanina é mais intensa. Depois disso e, até ao primeiro ano de vida, os olhos do bebé podem escurecer e depois clarear.

Bebês de pele clara costumam nascer com olhos acinzentados ou azuis porque a produção de melanina ainda é muito pequena ao nascimento. Somente a partir dos 3 a 6 meses de idade é que o olho do bebê já possuirá melanina suficiente para que ele tenha uma cor semelhante à cor que terá ao longo da sua vida.

Segundo a Dermatologista Miriam Sabino, do Fit Body Pilates, lavar o cabelo do recém-nascido uma vez por dia basta. “O cabelo do recém-nascido pode ser lavado todos os dias, pois é suscetível a infecções, sendo necessário mantê-lo limpo neste período”, explica.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Durante os próximos seis meses, a cor da pele do recém-nascido muda e a verdadeira cor da pele do bebê se desenvolverá. Independente da aparência que ela tinha no nascimento.

Cinza ou olhos azuis no nascimento
Quando seu bebê nasce, seus olhos estarão cinzentos ou azuis, como os melanócitos respondem à luz, e ele passou toda a sua vida no escuro.

Muitas vezes, os bebês nascem com olhos claros devido à pouca quantidade de melanina, que é um pigmento natural do corpo. Quanto mais melanina uma pessoa tiver na pele, nos olhos e nos cabelos, mais escuros eles serão. Pouca melanina na íris, por exemplo, faz com que a sua aparência seja azul.