Quando é considerado obesidade mórbida?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.

De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9 kg/m2, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9 kg/m2, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, ...

Um obeso mórbido pode emagrecer o suficiente para atingir um peso saudável apenas com dietas e mudança de hábitos ou a única saída seria o uso de remédios ou procedimentos cirúrgicos? Sim, pode. Mas não é frequente. De maneira geral, a obesidade é uma condição de difícil tratamento.

No caso de obesidade mórbida, é possível o requerimento do benefício, pois a lei considera o deficiente como apto a receber o BPC e, na prática, quem tem obesidade mórbida é considerado como pessoa com deficiência.

Excesso de peso é quando alguém que tem um IMC (Índice de Massa Corpórea) entre 25 e pouco menos de 30. Obeso é alguém que tem um IMC acima de 30.

O peso ideal para uma pessoa de 1,65 m fica em torno de 50,4 kg a 67,8 kg. Nesse intervalo, de acordo com o IMC, você é considerada no peso certo para 1,65 feminino. A fórmula de IMC leva em consideração apenas o peso e a altura da pessoa, por isso há exceções no caso de atletas.

de 25 a 29,9: acima do peso; de 30 a 34,9: obesidade I; de 35 a 39,9:obesidade II (severa); superior a 40: obesidade III (mórbida).

O estudo NHANES tem demonstrado que a obesidade está fortemente associada a um maior risco de desfechos cardiovasculares ou câncer, uma maior prevalência de DM, doenças da vesícula biliar, doença arterial coronariana (DAC), hipertensão arterial (HA) e dislipidemia.

O peso mínimo para realizar a bariátrica
Anteriormente, a resolução 2.131/15 determinava que o peso mínimo para a cirurgia bariátrica era de 123 quilos. Com a evolução das normas médicas, o peso mínimo passou a ser 108 quilos. Isso para uma pessoa com até 1,75 de altura.

São eles: Dependência de álcool ou drogas ilícitas. Doenças psiquiátricas graves.

Da faixa de sobrepeso, ela vai migrando para as classificações preocupantes e pode atingir a obesidade mórbida, que preocupa bastante os médicos, pois está associada à incapacidade funcional, redução da qualidade de vida, diversas doenças, redução da expectativa de vida e aumento da mortalidade.

A rotina de exercícios físicos, com foco nos aeróbicos para aumentar o gasto calórico, e o acompanhamento de uma mudança profunda nos hábitos alimentares já se faz necessária para reverter a situação da obesidade grau 2. É o grau mais agressivo, também conhecido como obesidade mórbida ou grave.

A cirurgia bariátrica é o principal tratamento para a obesidade mórbida. É necessário ficar atento ao seu IMC para não chegar a um nível de gordura que atrapalhe a sua saúde. Você pode medir o seu IMC em nossa calculadora! Faça sempre exames periódicos e, se já estiver com sobrepeso, procure um médico.

Após 12 semanas, foi observado que houve redução de adiposidade em adultos com excesso de gordura em todos os grupos. No entanto, o treinamento de maior intensidade foi considerado o regime mais eficaz, conferindo os melhores benefícios à composição corporal em adultos com obesidade ou sedentários.

CID E66 – Obesidade (acúmulo de gordura no corpo) CID E66 é o código para Obesidade na Classificação Internacional de Doenças.

Portanto os casos mais graves situam-se nas faixas de IMC maior do que 40, denominada Obesidade Mórbida ou Severa e Super Obesidade quando índice de massa corpórea é igual ou mais do que 50.