Quando é considerado longo prazo?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Longo prazo – mais de 10 anos.

CURTO E LONGO PRAZO NA CONTABILIDADE Normalmente, curto prazo em contabilidade significa um período de até um ano, longo prazo, por sua vez, identifica um período superior a um ano.

Já sobre como funciona o longo prazo na contabilidade, este item identifica um período superior a um ano. Desse modo, podemos citar como exemplo o financiamento de um banco de desenvolvimento, com resgate de dívida após cinco anos, essa dívida seria considerada de longo prazo.

Em economia, o longo prazo é o período de tempo conceptual para o qual não temos fatores de produção fixos. Em contraste com o longo prazo, no curto prazo temos fatores fixos, relativamente ao nível de produção escolhido.

Não existe uma definição precisa sobre a duração do que é curto, médio e longo prazo. Muitos economistas, quando se referem à situação do país ou aos planos de uma família, usam a seguinte escala (que não é uma regra!): curto prazo – de 1 a 2 anos; médio prazo – de 3 a 9 anos; e longo prazo – acima de 10 anos.

O que são metas de longo prazo? As metas de longo prazo são aquelas que levam mais tempo para acontecer, como mais de 10 anos, por exemplo. Uma aposentadoria confortável ou guardar dinheiro para o futuro dos filhos, por exemplo. Esses planos demandam disciplina e podem variar de pessoa para pessoa.

Independentemente da duração do prazo – curto, médio, longo – recomendam vários gramáticos que se utilize “em”.

Passivo exigível a longo prazo são as dívidas de uma empresa que serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte. Na maioria das instituições, considera-se o "exercício", um ano civil corrido. São exemplos os financiamentos, títulos a pagar, entre outros.

Em geral, são considerados eventos de curto prazo aqueles a se realizarem nos próximos 3 a 12 meses, a contar da data do compromisso. No caso dos objetivos, por exemplo, é a data em que ele é traçado; nos investimentos, o momento da aplicação.

Curto prazo refere-se ao período no qual a quantidade de um ou mais fatores de produção não pode ser modificada. O longo prazo corresponde ao período necessário para tornar variáveis todos os insumos. Não há um período específico, por exemplo, um ano, que separe o curto prazo do longo prazo.

7 Dicas para definir objetivos de curto, médio e longo prazo

  1. Analise o seu orçamento. ...
  2. Liste seus planos e sonhos. ...
  3. Considere a metodologia SMART. ...
  4. Equilibre os prazos dos seus objetivos. ...
  5. Alinhe as metas financeiras com os investimentos. ...
  6. Defina os objetivos de maneira holística. ...
  7. Reveja os seus objetivos financeiros.

Investimentos de longo prazo são aqueles em que o investidor busca retorno financeiro em um horizonte de tempo mais distante, geralmente acima de 10 anos. São exemplos de investimentos de longo prazo ações de empresas sólidas, FIIs, títulos públicos com vencimento mais estendido, entre outros.

metas de curto prazo: objetivos mais simples e/ou urgentes, que devem ser realizados em até um ano; metas de médio prazo: objetivos de média complexidade, que serão realizados entre um e cinco anos; metas de longo prazo: objetivos de alta complexidade e/ou dificuldade, para serem realizadas em mais de cinco anos.

O planejamento a longo prazo é necessário justamente em virtude da nossa incapacidade de prever. Existe, porém, outra razão mais poderosa que faz constatar qual será o mais provável curso dos acontecimentos ou, no máximo, apurar uma série de probabilidades.

Cada tipo de meta tem uma função diferente, por isso, é importante usar mais de um tipo de meta para acompanhar seus resultados.
...
Entenda cada um deles e escolha os tipos de metas mais indicados para cada processo de seu negócio.

  • Metas de resultado. ...
  • Metas de desempenho. ...
  • Metas de processo.

Médio prazo: de 3 a 10 anos.