Quando e como surgiu o Barroco no Brasil?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

O barroco no Brasil (1601-1768) foi marcado pela temática religiosa, presente em obras de artistas como o escritor Padre António Vieira e o escultor Aleijadinho. O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa.

Nesse contexto de embates religiosos, ao mesmo tempo em que havia o florescimento dos ideais humanistas difundidos pelo renascimento, o barroco surgiu como uma expressão artística símbolo dessa efervescência que ora pendia para o extremismo religioso, ora para o culto à razão e à cultura clássica.

A reação ao Classicismo entre os séculos XVI e XVII levou ao surgimento do Barroco na Itália. Com características totalmente opostas, como excesso, exagero, linguagem dramática, assimetria, irregularidade, conceptismo e cultismo, o estilo Barroco ditou a cultura da época.

Minas Gerais foi o centro mais emblemático do Barroco no Brasil, no entanto, podemos encontrar influências desse estilo em outros locais do país. Em Minas Gerais, além de Aleijadinho, o grande nome da arte barroca mineira, destacam-se as pinturas do Mestre Ataíde.

As principais características do Barroco, que é a segunda escola literária no Brasil e compreendeu os anos 1601 a 1767, são: dualismo, como sagrado x profano. cultismo, que é o jogo de palavras. conceptismo, que é o jogo de ideias.

Antônio Francisco Lisboa

Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.

António Vieira (1608-1697), com seus sermões. No entanto, Prosopopeia, de Bento Teixeira (1561-1600), é considerada a obra inaugural do barroco no país. Já nas artes visuais, os artistas Aleijadinho e Mestre Ataíde são destaques em nossa cultura.

Os principais autores do Barroco foram Padre Antônio Vieira, Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador, Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica e Nuno Marques Pereira, no Brasil.

O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

O termo Barroco vem do francês barroc que quer dizer, literalmente, "pérola irregular", "monte irregular". Apesar do termo ter origem na França, o movimento Barroco teve início na Itália e se difundiu por todo o continente europeu vindo mais tarde a alcançar ainda os novos continentes.

O barroco, também chamado seiscentismo, foi uma tendência artística que reagiu ao otimismo antropocentrista do Renascimento, tendo dominado a literatura, a arquitetura e as artes plásticas no século XVII.

  • Caravaggio
  • Gian Lorenzo Bernini
  • Rembrandt
  • Aleijadinho
  • Diego Velázquez
  • Peter Paul Rubens