Quando e como surgiu a filosofia segundo os historiadores?

Perguntado por: vmorais5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.

Resposta verificada por especialistas
A filosofia surgiu na Grécia, por volta do século VI a.C, na cidade de Mileto, assim, ela nasceu com o principal intuito de retirar todas as dúvidas que existiam no pensamento humano daquela época.

Embora tenha havido expressões de conhecimento no Oriente e na África, a maior parte dos historiadores considera que a Filosofia entendida como um conhecimento racional e sistemático tenha se iniciado na Grécia.

Surge como uma nova forma de pensar e ver o mundo
A Filosofia Antiga abrange um período em que os pensadores gregos viviam em busca constante pela sabedoria. Seu surgimento ocorreu no século VII a.C e perdurou até a queda do Império Romano. O termo filosofia advém do grego e tem como significado “amor ao conhecimento”.

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

A formação da pólis, a cidade-Estado, é a principal determinação histórica para o nascimento da filosofia.

Inícios cerca do séc. VII a. C., Grécia e Ásia menor. Há quem ache que no Egito, na China e na Índia essa passagem se deu na mesma época.

História da filosofia: Antiga, medieval, moderna e contemporânea - UOL Educação.

Filosofia surge na Grécia, mas não por acaso, essa pequena parte da atual Europa conjugava uma série de fatores necessários para surgimento dessa disciplina.

  • Existência da pólis;
  • Viagens Marítimas;
  • Uso da escrita;
  • Uso do calendário;
  • Uso da moeda;
  • Não existência de um livro sagrado da religião grega.

Tales de Mileto

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas. Ele acreditava que era possível ver a água em tudo. Se tudo era água, tudo era um por conclusão lógica.

Sobre as origens da Filosofia, é correto afirmar: Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.

O historiador da filosofia procura demonstrar a formulação e o desenvolvi- mento de escolas do pensamento, como o racionalismo e o empirismo.

É a fase de origem da filosofia, entendida como uma maneira de pensar totalmente nova que se originou na Grécia no final do século VII e início do século VI a.C. A filosofia antiga marca a primeira forma de pensamento filosófico existente e surge da admiração e do questionamento de alguns pensadores gregos ...

Qual a origem da Filosofia? A Filosofia nasceu na Grécia Antiga, no mesmo período em que surgiram as cidades-estado. Segundo os registros, essa foi a primeira vez em que os homens começaram a tentar explicar o mundo à sua volta de uma forma lógica e racional.

As origens da filosofia remontam ao século VII a.C., nascida na Grécia Antiga, ela surge como um contraponto ao pensamento mitológico vigente. O termo filosofia, atribuído a Pitágoras, deriva da junção de duas palavras gregas philo ("amizade", "amor") e sophia ("sabedoria").

É comum explicar o nascimento da filosofia cronologicamente,dando destaque a seu início entre os gregos antigos. Para um aluno iniciante, isso muitas vezes faz pensar que se trata de uma disciplina sem atualidade.

A Filosofia Moderna tem início com o Renascentismo e termina no Iluminismo, tendo como marcas principais a valorização da razão e o cientificismo.

Aristóteles , Platão, Sócrates .

De acordo com a teoria de Sócrates, o objeto de estudo da Filosofia seria as questões resultadas da atividade humana no mundo, como a política, o conhecimento e a justiça.