Quando e como surgiu a Educação Física no Brasil?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O marco histórico para definir o início da Educação Física escolar brasileira é a Reforma Couto Ferraz, outorgada em 1851. Essa reforma tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte (BETTI, 1991).

A atividade física no Brasil
Quando do descobrimento do Brasil, os indígenas já tinham alguns hábitos de exercitar-se. Nas senzalas, surgiu a capoeira. Mais tarde, no Brasil império apareceram os primeiros tratados sobre a Educação Física. Nas escolas, a disciplina passou a ser aplicada em 1851.

pioneirismo desde 1934. Criada em 1934 como um instituto isolado, sendo integrada à USP em 1969, a Escola de Educação Física e Esporte foi a primeira instituição civil da área no Brasil.

O Início da Educação Física escolar no Brasil, inicialmente denominada Ginástica, ocorreu oficialmente com a reforma Couto Ferraz, em 1851(Ramos, 1982).

Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.

Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental.

A Educação Física do Brasil pode ser dividida historicamente em cinco períodos: 1) Brasil colônia, compreendido pelo período de 1500 a 1822; 2) Brasil império, compreendido pelo período entre 1822 a 1889; 3) Brasil república, compreendendo os anos de 1890 até 1946; 4) Brasil contemporâneo, compreendendo os anos de 1946 ...

A Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular.

A Educação Física Escolar foi inserida como disciplina nas matrizes curriculares no Brasil se deu no século XX, por volta do ano 1929, sendo que no Piauí ocorreu a partir de 1939, pelo Decreto Lei de nº 168 de 3 de Abril de 1939, publicado no Diário Oficial do Estado de nº 77, que criou a Inspetoria de Educação Física, ...

A história da educação tem início nas sociedades primitivas e tribais, nas quais já se verificam práticas de ensino e orientação para os indivíduos. Como teoria pedagógica, propriamente dita, à educação surgiu na sociedade grega, tendo como principais representantes os filósofos e os sofistas.

A Educação Física surgiu concomitantemente com o surgimento do homem sobre a Terra. Quando o homem sentiu a necessidade de lutar, conquistar, fugir e caçar para sobreviver começou também a procura pela melhoria de sua condição para executar estas tarefas.

A educação física foi introduzida no país no século XIX pelos militares, com o objetivo de formar soldados saudáveis e preparados fisicamente para o serviço militar. Com o tempo, a educação física passou a ser ensinada em escolas e academias, sendo incorporada à cultura do país.

A Educação Física, então, favoreceria a educação do corpo, tendo como meta a constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível às doenças.

A Educação no Brasil começa com a chegada dos portugueses, quando os padres assumiram o papel de catequistas e professores dos índios. Assim, a história tem seu início marcado pela relação estabelecida entre religião e letramento, até que os jesuítas foram expulsos do país em 1759.

A profissionalização da Educação Física aparece no Brasil República, com as escolas de Educação Física que tinham como objetivo principal a formação militar. Em 1930, com as reformas de Getúlio Vargas, a área ganha destaque nas políticas públicas com a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A Escola de Educação Física da polícia Militar é a mais antiga Escola de Educação Física do Brasil. Suas origens remontam do ano de 1.898, quando vieram a São Paulo 3 esgrimistas italianos: Giuseppe Salermo, Giasintho Sanches e Massanielo Parise, que aqui se radicaram e passaram a lecionar a arte de esgrimir.

A educação Física é uma das áreas de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. Trabalha também no sentido terapêutico, na manutenção e reabilitação da saúde e ate mesmo para prevenir e evitar certos tipos de doenças.

Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.